No final de cada ano já estamos acostumados com as retrospectivas e com as eleições dos “melhores” em diversas categorias, inclusive na categoria “palavra do ano”. É claro que as vencedoras teriam ligação com a situação atual que o mundo está vivendo e que os brasileiros estão enfrentando de forma intensa.
“Vacina” é eleita a palavra do ano
Para chegar à palavra campeã que melhor representou o ano de 2021, a consultoria Cause e o Instituto de Pesquisa Ideia realizaram uma pesquisa com cerca de 1.200 brasileiros, de 6 a 9 de dezembro.
O resultado foi que 22% dos entrevistados escolheram “vacina” como a palavra do ano, pois foi a que mais representou 2021, não só pelas infinitas vezes em que foi mencionada, mas pelo seu significado tão importante para o controle da pandemia.
Em segundo lugar, os entrevistados escolheram a palavra “esperança”, com 17% das preferências, seguida por “saúde” e “recomeçar”.
Interessante que as palavras escolhidas foram todas positivas, apesar da situação atual estar difícil para tantas pessoas.
Mas, podemos entender a essência do brasileiro com a escolha da “esperança”, que ficou em segundo lugar, já que num momento como esse não podemos perdê-la de vista.
Outra coisa interessante é que o resultado do Brasil coincide com a palavra eleita pelo dicionário Oxford (de língua inglesa): “vax”, uma abreviação para vacina, que, segundo a publicação, foi usada 72 vezes mais esse ano em relação a 2020.
Veja também: 5 Promessas de ano novo para ser uma pessoa melhor
Palavra do ano nas pesquisas dos anos passados
Nos anos anteriores, as palavras escolhidas não foram todas positivas. É compreensível, já que o ano de 2020, por exemplo, em que a palavra eleita foi “luto”, ficou marcado pelo auge da pandemia, quando as pessoas estavam lamentando o falecimento de tantos entes queridos e ainda não sabiam o que esperar.
Em 2019 a palavra vencedora foi “dificuldades”, enquanto em 2018 foi “esperança” e, em 2017, foi “corrupção”.
Veja também: Planner 2022: modelos gratuitos de agenda para baixar e usar
Fonte: G1