Que dádiva poder chegar aos 70, 80 ou 90 anos e ainda ser independente, morar sozinho por opção. Mas, não é a condição de todos os pais, pelos mais diferentes motivos.
Então, é importante que os filhos adultos estejam sempre atentos às condições de saúde de seus pais idosos que moram sozinhos.
Se eles apresentarem alguns dos sinais que você verá a seguir, pode ser a hora de repensar o estilo de vida deles, para garantir mais segurança e bem-estar.
Veja também: Idosos donos de cães têm menor risco de incapacidade física, diz estudo
Fique atento a estes sinais em seus pais idosos que moram sozinhos
Quando pessoas muito idosas moram sozinhas, é sempre bom ter os filhos, netos e outras pessoas por perto.
Essa presença é importante tanto para que a pessoa não se sinta só quanto para ajudar, caso seja necessário.
Mesmo sendo uma pessoa ativa e saudável, a chegada da idade pode trazer fraquezas, esquecimentos, não necessariamente sinais de Alzheimer, mas sinais naturais da idade.
O problema é que isso pode limitar o idoso a levar uma vida com menos qualidade e bem-estar do que ele precisa. Veja quais são alguns dos sinais de que os pais idosos precisam de suporte.
Casa dos pais bagunçada
Quando idosos moram sozinhos e continuam responsáveis pela limpeza e organização doméstica, podem não dar conta de fazer tudo como faziam antes.
Às vezes falta força, energia ou um bom planejamento do tempo. Então, é natural que as partes menos usadas da casa acumulem mais sujeira ou alguma bagunça. Mas, esse não é um ambiente saudável para viver.
Perda de peso
Claro que existem várias condições de saúde que levam à perda de peso, assim como há idosos naturalmente magros e saudáveis. Mas, existem casos de pais idosos que moram sozinhos e não conseguem mais manter uma boa rotina alimentar.
Alguns não conseguem trazer tudo o que precisam do mercado, outros não lembram de comprar ou não têm mais energia para ficar fazendo comida variada como antes. Assim, vão emagrecendo, e isso pode até ser um reflexo da frustração em não poder mais fazer de tudo.
Veja também: Peso ideal de idosos com base no IMC – veja como calcular
Correspondências acumuladas
Se os seus pais idosos não estão mais recolhendo as correspondências com frequência, deixando acumular na caixa de correio, pode ser um sinal de que estão saindo pouco de casa.
E quanto mais uma pessoa idosa fica isolada dentro de casa, mesmo com o companheiro morando junto, mais eles vão se afastando da convivência, do mundo lá fora. É um caminho perigoso para a depressão, em muitos casos.
Veja também: Delirium em idosos: uma condição confundida com demência
Mudança nos hábitos de higiene dos pais
Assim como acontece com a questão da alimentação, os pais idosos que vivem sozinhos podem deixar de cuidar da higiene pessoal como faziam antes.
Pode ser esquecimento de comprar os produtos ou mesmo de usá-los, pode ser a perda da necessidade de manter uma boa higiene. Eles precisam ser lembrados da importância de se cuidarem e verem motivos para estarem sempre cuidados.
Veja também: Dicas de segurança para idosos que moram sozinhos