Alguns pais planejam ter o segundo filho, outros o recebem de surpresa. Em todo caso, o preparo dessa segunda gestação tende a ser bem parecido com o da primeira, já que é a única experiência com filhos até então. Só que os pais precisam saber que não vai ser igual, e vamos mostrar agora alguns motivos.
A mãe vai se sentir diferente na gestação do segundo filho
Não pense que você sentirá as mesmas coisas que sentiu na primeira gravidez. Tudo pode ser diferente na segunda gestação, como, por exemplo, os enjoos, a ansiedade, as dúvidas e as mudanças no corpo. O que aconteceu antes pode não acontecer agora, e vice-versa.
Veja também: Cansaço na gravidez: por que acontece e como combater?
Agora tem o primeiro filho para dar atenção
Na gravidez do primeiro filho, os pais podiam dar total atenção a eles mesmos e ao bebê. Agora, na gravidez do segundo, o primeiro está exigindo atenção de outras formas.
Isso pode ser bom, no sentido de que a gravidez flui mais naturalmente, sem preocupações excessivas, já que sua mente está sempre ocupada com o primeiro filho.
Por outro lado, principalmente a mãe se sente mais cansada, pois além de estar carregando um bebê no ventre, precisa se desdobrar para dar atenção ao outro. Então, os pais devem unir forças para ninguém ficar sobrecarregado.
Veja também: Segundo bebê chegando? Veja os erros que você pode evitar
Os gastos serão menores
A menos que você tenha ganhado de presente o enxoval completo do primeiro filho, os gastos com as necessidades básicas do segundo serão menores.
Aliás, isso vai acontecer se o primeiro filho ainda for pequeno durante a gravidez do segundo e você ainda tiver vários itens úteis em casa, como trocador, berço, roupas de cama, roupinhas, sapatos, acessórios e tudo mais. É aquela antiga estratégia de passar as coisas de um para o outro.
Além disso, por causa da experiência com o primeiro filho, os pais saberão que não precisam desperdiçar dinheiro com várias coisas que pensavam ser necessárias antes.
Aproveite e leia: Enxoval de bebê: o que não pode faltar na sua lista
O primeiro filho deve ser preparado
Na gravidez do primeiro filho, eram apenas os pais e o bebê. Agora, o segundo filho vai chegar e o irmão mais velho precisa ser preparado para essa chegada.
Para alguns é muito fácil, principalmente quando o mais velho deseja um irmãozinho ou irmãzinha. Mas, para outros, pode ser um grande desafio pautado pelo ciúme.
Então, aproveite e veja: Como manter o vínculo com filho mais velho depois da chegada do caçula?