Para cuidar e proteger os filhos, muitos pais vão além do que acreditam ser capazes. Um bom exemplo disso foi quando Daniel Kablutsiak viu seu filho em uma situação de saúde muito delicada e descobriu que para poder doar rim ao filho, teria que eliminar 30 quilos.
O que aconteceu foi que um garoto de 16 anos, chamado Hunter Kablutsiak, foi diagnosticado com doença renal no estágio 5 em 2020. Seu rim estava operando a 16% e isso era grave.
Então, depois de realizar alguns exames, seu pai, Daniel Kablutsiak, descobriu que era compatível com o tipo de sangue do filho e que poderia ser o seu doador de rim. Mas, havia um problema.
Daniel pesava 110 quilos e esse peso não é aceito para pessoas que querem ser doadoras de órgãos. Então, a única saída para salvar seu filho seria eliminar os quilos extras.
É claro que Daniel não pensou duas vezes quando soube que para tirar o filho de uma situação tão perigosa, ele só precisaria cuidar melhor da própria saúde e perder peso.
“Eu estava determinado. Eu realmente o amo e coloquei minha mente nisso – ‘Vou fazer isso’ e fui em frente”, disse Daniel ao CBC.
De fato, muitas pessoas que sofrem com a obesidade não conseguem eliminar os quilos extras porque não encontram motivação suficiente para isso.
Mas, salvar a vida de um filho é, definitivamente, um bom motivo para emagrecer rápido e de forma saudável!
Então, em março, cerca de um ano depois de iniciar sua dieta de perda de peso, Daniel alcançou seu objetivo. Quando isso aconteceu ele avisou aos médicos e aguardou uma reposta.
Pouco tempo depois, Daniel recebeu a ligação confirmando que foi aceito como doador de órgãos para Hunter. O transplante está marcado para junho de 2023.
“Estou animado”, disse Daniel. “Estou muito, muito feliz pelo meu filho. Não me importo comigo, mas quanto ao meu filho, doar um rim para que ele possa ser um adolescente normal sem ter que tomar esses 10 comprimidos por dia e coisas assim, ao mesmo tempo em que me tornei um jogador de hóquei ativo para ajudá-lo… mal posso esperar até que sua luta termine.”
Daniel disse que fez tudo por amor ao filho.
“Eu estou determinado. Muito trabalho, muita caminhada. Às vezes desafiador mentalmente, mas pelo amor do meu filho, continuei me esforçando e agora está valendo a pena.”
Daniel diz que espera ser uma inspiração para qualquer outra pessoa que esteja lutando para fazer alguma mudança necessária em sua vida.
“Seja o que for, coloque sua mente nisso e vá em frente”, disse ele. “Se eu posso fazer isso, qualquer um pode fazer isso.”
Veja também: Mulher emagreceu 80kg depois de sair de relacionamento abusivo