pai de primeira viagem
Crédito: Freepik

Dicas que todo pai de primeira viagem deve saber

Muitos pais de primeira viagem têm dúvidas sobre como participar da gestação e dos primeiros meses após o nascimento

Publicidade

Quando o assunto é gravidez, o foco é a mãe e o bebê. Muitas vezes, o pai de primeira viagem está cheio de preocupações e dúvidas. Mas, não tem tanta informação e cuidado para ajudá-lo a exercer o seu importante papel durante a gestação e depois que o bebê nascer. Então, aqui está uma lista de coisas que todo pai de primeira viagem deve saber.

Como lavar e esterilizar mamadeira e chupeta: 3 métodos fáceis

Converse com o bebê desde a barriga

Seu filho já consegue sentir a sua presença e reconhecer a sua voz, mesmo estando ainda na barriga. Então, converse com ele, cante para ele, diga o quanto ele está sendo esperado e como você está se sentindo sobre isso.

Seja companheiro e compreensivo

Conviver com uma gestante pode ser um grande desafio. Fica mais fácil quando você entende que o corpo dela está num processo complexo de geração de uma nova vida.

Publicidade

Coloque-se no lugar dela e imagine seus órgãos internos se comprimindo para o bebê ter espaço pra crescer; os hormônios malucos, trabalhando em um ritmo totalmente diferente.

Enjoos – às vezes até de você! E ela não está mentindo quando diz isso. Acontece de verdade e tudo o que ela quer é que você saiba disso e não fique chateado, porque vai passar.

Desejos também são verdadeiros, assim como ela acordar feliz e tranquila, e depois de meia hora estar mau humorada, triste ou raivosa. Respire fundo, conversem e se entendam.

É importante começar a treinar essa paciência e compreensão desde já, pois os desafios estão apenas começando. Depois que o bebê nascer, vão surgir muitas situações estressantes. Mas, se vocês estiverem na mesma sintonia, tudo vai ficar mais fácil.

Publicidade

Aproveite e veja: Gravidez altera a estrutura do cérebro da mulher

Proponha uma divisão de tarefas

Tome a iniciativa de propor uma divisão justa de tarefas, com a casa em geral e com o bebê. É legal que essa sugestão parta de você para que sua namorada ou esposa se sinta cuidada e respeitada. Você não é uma ajuda extra, você é igualmente importante na geração da vida do seu filho.

Pense em tudo o que você pode fazer para tornar a rotina de vocês mais eficiente e tranquila. Escolha algumas tarefas domésticas, esteja presente nas pesquisas de produtos e compras para o bebê, fique responsável pelo pagamento de contas, enfim.

Publicidade

E faça tudo isso porque é preciso fazer, não porque é uma ajuda. Faça tudo isso ao mesmo tempo em que presta atenção na sua família, participa dos planos e busca informação sobre tudo o que você tem dúvida – desse jeito que está fazendo agora.

Veja também: Cérebro masculino muda depois da paternidade, aponta estudo

Fique próximo da sua parceira

É normal que a mãe fique com a libido em baixa depois que o bebê nasce. E isso pode durar mais de um ano. Só que não significa que ela queira distância de você. Ela só não quer sexo. Mas são muito bem-vindos agrados, carinhos, beijos e abraços, palavras bonitas, surpresas e tudo o que demonstre e fortaleça o amor de vocês.

Publicidade

Pratique momentos sozinho com seu filho

Ser pai de primeira viagem pode trazer insegurança na hora de pegar o bebê em suas mãos. Mas, não tenha medo de cuidar do seu filho. A mãe tem o instinto materno e você tem o paterno. Quanto mais próximo você for do seu filho, quanto mais você participar da vida dele, mais esse instinto vai aflorar e se consolidar.

Veja também: Estudo comprova: ser pai engorda

PODE GOSTAR TAMBÉM