Menu

Padre é investigado por celebrar missa dentro do mar

Apesar da justificativa do calor, a Igreja condenou a atitude do padre pela falta de cumprimento dos protocolos.

Foto: Reprodução

Publicidade

Na Itália e em vários países da Europa, o mês de julho trouxe ondas de calor bem difíceis de suportar. Então, o padre italiano Don Mattia Bernasconi escolheu rezar uma missa dentro do mar, pois estava em um acampamento ao ar livre sem outra opção de local suportável.

Acontece que o padre celebrou a missa sem camisa, além de não levar em consideração todo o protocolo que a Igreja considera obrigatório e, por isso, ele está sendo investigado.

O padre estava celebrando a missa para jovens que estavam no acampamento, e a ideia de usar uma boia como altar e celebrar a missa no mar foi de todos eles, devido ao intenso calor que estava fazendo naquele domingo.

Veja também: Cachorro aproveita distração de padre e “rouba” pão durante a missa

Publicidade

Don Mattia Bernasconi é vice-pároco da pastoral juvenil da paróquia de San Luigi Gonzaga, em Milão, e disse, após seu caso virar polêmica, que não teve qualquer má intenção em sua missa no mar.

Ele emitiu uma nota, pedindo desculpas. “Os símbolos são fortes, é verdade, e são eloquentes. Houve uma certa ingenuidade em não lhes dar o devido peso. Peço humildes desculpas do fundo do meu coração pela confusão causada pelas imagens divulgadas na imprensa”, afirmou ele.

A arquidiocese, em comunicado publicado no site, condenou a atitude do padre e escreveu: “A celebração eucarística tem uma linguagem particular, é feita com gestos e símbolos que é justo respeitar e valorizar. Não devem ser renunciados com tanta superficialidade. É necessário manter esse mínimo de decoro e atenção aos símbolos”.

Veja também: Padre é afastado após confessar sexo com noivo de casamento feito por ele

Publicidade

De acordo com informações do portal UOL, os jovens voluntários e o padre presente no acampamento estavam sem opção de lugar para celebrar a missa por conta do calor intenso.

Então, pensaram em usar o pinhal do parque de campismo, mas viram que já estava ocupado. Em seguida, tiveram a ideia de realizar a celebração na praia.

“Estava muito quente, por isso, dissemos a nós próprios: por que não na água? Uma família nos ouviu e nos deu seu colchão inflável, que transformamos em altar. Foi lindo, mesmo que a gente tenha ficado queimado com o sol”, explicou o padre.

Publicidade

Fonte: Fatos Desconhecidos

Sair da versão mobile