Existem diversos tratamentos para ter cabelos lindos, fortes e saudáveis. Alguns são receitas caseiras com ingredientes naturais, outros com produtos próprios para o cabelo e há os tratamentos feitos com o profissional especializado, como é o exemplo da ozonioterapia capilar.
Veja também: Como fazer shampoo de alecrim para fortalecer o cabelo
O que é ozonioterapia capilar?
É um tratamento realizado com água e ozônio em forma de vapor, que serve para deixar o couro cabeludo e os fios de cabelo mais saudáveis.
Esse tratamento deve ser feito por quem é profissional especializado em cabelos, como uma terapeuta capilar ou cabeleireira que tenha autorização prévia do conselho de classe para exercer a técnica.
Como é feito?
Em primeiro lugar, você deve se consultar com a profissional especializada para fazer uma avaliação das necessidades do seu cabelo e receber o protocolo que será aplicado.
Em seguida, a profissional faz uma higienização e uma leve esfoliação do couro cabeludo.
O próximo passo é utilizar uma máquina de vapor, que transforma o oxigênio puro em ozônio, e este ozônio é aplicado ao longo dos fios. A aplicação dura cerca de 20 a 30 minutos.
Para a recuperação completa de um cabelo muito danificado, podem ser necessárias mais sessões de ozonioterapia. Tudo vai depender dos danos e de outros tratamentos combinados.
Benefícios da ozonioterapia para os cabelos
Não há contraindicações para fazer a ozonioterapia, e é recomendado para tratar problemas que dificultam o crescimento saudável dos fios, como seborreia, queda de cabelo e até calvície, mas não com a promessa de recuperar os fios, e sim, de auxiliar o melhor resultado de outros tratamentos. A ozonioterapia traz os seguintes benefícios:
Calvície e queda de cabelo: o tratamento estimula a circulação sanguínea no couro cabeludo, ajudando na renovação celular dessa área, diminuindo a queda dos fios e deixando-os mais encorpados;
Aproveite e veja: Dicas caseiras e bons hábitos para ajudar a retardar a ação da calvície
Combate a caspa e outras dermatites seborreicas: o ozônio tem propriedades bactericidas e antifúngicas. Por isso, ele remove todas as impurezas presentes no couro cabeludo, curando lesões, caspas e outras infecções;
Hidrata e recupera os fios: promove a renovação celular do couro cabeludo e elimina as toxinas e impurezas presentes no cabelo, potencializando a absorção dos nutrientes;
Rejuvenesce os fios: o ozônio ajuda na oxigenação celular e combate os radicais livres, promovendo a renovação das células e prevenindo o envelhecimento dos folículos capilares.
Veja também: Transplante capilar: como funciona e quem pode fazer?
Confira, no vídeo abaixo, como é a máquina de ozonioterapia e como é o tratamento na prática:
Artigo com informações da terapeuta capilar Poliana Abreu em entrevista para Dicas de Mulher