Existe uma grande disputa de opiniões sobre qual é a melhor forma de armazenar os ovos de galinha que você compra no supermercado. Muitas pessoas dizem que ao deixar os ovos dentro da geladeira, o sabor do alimento é modificado, assim como a sua consistência na hora de preparar outros alimentos.
Quem tem a opinião contrária, garante que manter os ovos fora da geladeira favorece a proliferação de bactérias como a salmonela, podendo causar sérias doenças no ser humano.
O que os especialistas dizem
Especialistas no assunto como o British Egg Information Service e os profissionais da Bristol University’s School of Veterinary Science, afirmam que a geladeira é o melhor lugar para manter os ovos saudáveis por mais tempo.
Eles confrontam a opinião de Tim Hayward de que os ovos duram uma semana sem nenhuma refrigeração, e garantem que os ovos quando ficam no mercado, já possuem a refrigeração do ar-condicionado local.
Resultados das pesquisas
Um estudo foi realizado com dois mil ovos, submetidos a temperaturas diferentes durante um mês. Metade deles foi deixado a uma temperatura de 6°C e a outra metade foi separada em temperatura ambiente.
O resultado foi incrível: Não houve diferença entre as formas de armazenamento dos ovos de galinha.
Todos os dois mil ovos apresentaram mesma consistência e qualidade, ou seja, não existe vantagem em armazenar os ovos na geladeira ou deixá-los em temperatura ambiente.
Vale lembrar que essa pesquisa foi feita em um país com a temperatura um pouco mais amena. É importante levar em conta se você mora em país com o clima mais quente.
E você? Acredita que não há diferença na forma de armazenar os ovos de galinha? Conte-nos através dos comentários e não deixe de compartilhar essa descoberta com suas amigas!