A população brasileira e mundial adepta ao vegetarianismo e ao veganismo está crescendo bastante. Com isso, surgem cada vez mais opções de alimentos e outros produtos livres de origem animal. Até ovo vegano já tem, embora não seja exatamente um ovo.
Veja também: Você sabe a diferença entre vegano e vegetariano?
Ovo vegano em pó é opção interessante para receitas
Uma pesquisa do Ibope, feita a pedido da Sociedade Vegetariana Brasileira (SVB) em 2018, mostrou que 14% dos brasileiros se declaram vegetarianos. Nas regiões metropolitanas de São Paulo, Curitiba, Recife e Rio de Janeiro, essa taxa sobe para 16%, o dobro em relação a 2012, quando a mesma pesquisa havia sido feita.
Esse crescimento mostra que existem muitas oportunidades de investimento nesse mercado, e as empresas estão sabendo aproveitar. Uma delas é o Grupo Mantiqueira, que responde pela maior produção de ovos da América do Sul.
Embora seja uma empresa especializada na produção de ovos de galinha, o grupo apostou na criação do N.Ovo, uma espécie de “ovo” vegano feito à base de ervilha. Como o produto é vendido em pó, só serve para adicionar a receitas, como pães, bolos e biscoitos.
“Misturado à água, ele substitui o papel de um ovo que, com ingredientes estrategicamente combinados, dá crescimento e ação emulsificante para receitas de panificação”, explicou Amanda Pinto, gestora de novos projetos da empresa.
Aproveite e veja: Burger King abre sua primeira filial apenas com hamburguer sem carne
Nem o Grupo Mantiqueira e nem qualquer outra empresa conseguiu, até hoje, criar um ovo vegano que seja realmente semelhante, em aparência, textura e sabor, com o ovo de verdade, seja na sua versão cozida, frita, mexida ou pochê.
Quer dizer, existe sim uma empresa que tem um ovo vegano que pode ser usado para preparar quiches, omeletes ou ovos mexidos, para unir outros ingredientes e também para fazer bolos, que também é em pó, embora seja vendido numa caixa de ovos.
O VeganEgg é produzido pela companhia norte-americana de alimentos veganos Follow Your Heart. Ele é feito com uma mistura de soja em pó, agentes gelificantes, agentes aglutinantes e aromatizantes naturais.
Mas ainda não pode ser batido da mesma forma que os ovos comuns e, por ser um produto seco misturado com água, sem a gema separada, não funcionaria tão bem quando frito, cozido ou como ovo pochê.
Talvez isso se concretize com o aumento da produção e a popularidade da agricultura celular, que cria carnes a partir de células-tronco, evitando o sofrimento dos animais e os danos que as fazendas provocam na natureza.
Como fazer ovo vegetal em casa
As duas marcas mencionadas acima são apenas exemplos. Nos Estados Unidos, por exemplo, existe uma grande variedade de produtos com a função de substituir os ovos, embora nenhum deles seja totalmente satisfatório ainda.
Mas, se você não encontrar boas opções onde mora, pode usar algumas alternativas para criar ovo vegano, seja para dar a textura ideal às suas massas ou para fazer ovos mexidos ou fritos.
Já falamos em outro artigo sobre 7 maneiras de substituir ovo nas receitas. No vídeo abaixo, do canal Larica Vegana, você pode aprender como usar vegetais, como cenoura e batata-doce, para fazer a gema do seu ovo vegano, e tem também a receita da clara, confira:
Veja também: Receitas de omelete vegano: sem ovos e com muito sabor
Fonte: BBC Brasil