As claras de ovo, quando comidas regularmente podem ter um efeito surpreendente no corpo humano. Embora tenha fama de nocivo, o ovo tem uma ampla lista de benefícios para o organismo. Nem todos sabem, mas a clara do ovo é excelente para emagrecer e ajuda a aumentar a produção de colagénio, uma substância que aumenta a firmeza da pele.
Silvia Lancelloti, nutricionista conceituada da Clínica Caixeta, enumerou a vasta lista de propriedades e benefícios da clara do ovo. Ora veja.
Benefícios da clara de ovo
Abundante na clara de ovo, a albumina é uma proteína excelente para estimular o desenvolvimento dos músculos, uma vez que promove a sensação de saciedade. Além disso, a clara do ovo é rica em vitamina B, potássio e ferro. «Como é composta maioritariamente por proteínas e água, a clara de ovo ajuda a prolongar a saciedade, sendo uma grande aliada no emagrecimento», explica a nutricionista.
De acordo com a reputada especialista, a clara de ovo é também uma boa ajuda para reparar, manter e desenvolver a massa muscular, minimizando ainda a flacidez da pele, dado promover a produção de colagénio no corpo.
«Rica em aminoácidos essenciais e em minerais, como o zinco e o magnésio, a clara de ovo promove igualmente a formação de neurotransmissores e proporciona uma sensação de bem-estar, por via do triptofano, uma substância que estimula a serotonina», acrescenta. A nutricionista aconselha o consumo da clara de ovo cozida.
Qual a melhor forma de comer clara de ovo?
Para a nutricionista, a melhor forma de comer clara de ovo é cozendo o ovo. Para a especialista, o ideal é «deixar o ovo ao lume entre três a cinco minutos, contados após a água começar a ferver».
A nutricionista adianta ainda que consumir clara de ovo duas vezes por dia é o ideal para usufruir de todos os seus benefícios. No entanto, Sílvia adverte que as crianças com menos de um ano de idade não deve comer clara de ovo, dado o seu potencial alergenico».