Basta uma mudança no clima que muita gente começa a sentir a garganta arranhando, o nariz entupido ou dor de ouvido, e ir parar na salinha de espera do otorrinolaringologista.
Mas, fora essa situação, você sabe quando ir ao otorrino? Continue lendo se quer saber quem é esse profissional, as principais doenças que ele trata, os sintomas e quando é hora de fazer uma consulta.
O que é o otorrinolaringologista?
O otorrinolaringologista (otorrino) é o médico especialista em cuidados do ouvido (oto), nariz (rino) e garganta (laringo).
Existe uma grande variedade de doenças, condições e distúrbios que envolvem estas áreas do corpo, e podem ocorrer desde a infância até a terceira idade.
Mas como alguns sintomas tendem a se confundir com um simples resfriado ou problema ocasional que são tratados em casa, acontece de ficarmos na dúvida sobre em qual médico ir quando a situação se agrava.
Neste caso o ideal é procurar um clínico geral, o médico da família, um pediatra (para crianças) ou geriatra (para idosos). Depois de uma avaliação, e caso julgue necessário, esse profissional irá indicar um otorrino.
Quando está na hora de consultar?
Agora você já sabe que o otorrino trata de ouvidos, nariz e garganta, mas quais são os sintomas ou problemas de saúde mais comuns que o levariam a consultá-lo?
Selecionamos por partes para facilitar que você reconheça sintomas que ocorrem naquele local (ouvido, nariz ou garganta) e as doenças mais conhecidas que afetam cada parte.
Doenças e sintomas relacionados ao ouvido
- Dor de ouvido;
- Malformação do canal auditivo;
- Perfuração do tímpano;
- Problemas de equilíbrio e tontura;
- Obstrução do ouvido;
- Redução ou perda da audição;
- Zumbido no ouvido.
Doenças e sintomas relacionados ao nariz
- Adenoide;
- Alergias;
- Congestão nasal intensa;
- Desvio de septo;
- Excesso de coriza e secreção nasal;
- Obstruções nasais;
- Problemas de olfato;
- Rinite;
- Sangramento do nariz;
- Sinusite.
Doenças e sintomas relacionados à garganta e à boca
- Alterações das pregas vocais;
- Aumento das amígdalas;
- Dificuldade para engolir;
- Estomatites;
- Falha ou ausência de voz;
- Faringite;
- Lesões na boca ou na língua;
- Nódulos na garganta ou nas cordas vocais;
- Ronco e apneia do sono;
- Rouquidão;
- Tumor de garganta, de laringe ou da cavidade oral.
Outras ocasiões em que é recomendado consultar um otorrino são no caso de:
- Paralisia facial;
- Dor de cabeça frequente;
- Traumas ou deformidades na face;
- Tumores de cabeça ou pescoço;
- Cirurgias estéticas na face.
Muitas pessoas não sabem qual o médico consultar diante de um problema, e você? Consulte aqui
Exames otorrinolaringologia
Da mesma forma que a lista de doenças e sintomas é longa na otorrinolaringologia, os exames também são bem variados.
Na consulta, o médico vai utilizar aparelhos para examinar tanto o ouvido quanto o nariz e a garganta. Se necessário ele vai solicitar exames como:
Audiometria tonal e vocal
Esse exame é imprescindível para diagnosticar e acompanhar problemas de audição. Ele avalia a função auditiva através de limiares auditivos com mínima intensidade de estímulos para identificar o quanto a pessoa consegue perceber e qual o seu grau de perda auditiva.
Audiometria Infantil
Com o mesmo objetivo da audiometria mencionada acima, esta é adaptada para crianças. Ao comando de um fonoaudiólogo, são utilizadas técnicas lúdicas para detectar o tipo e o grau da perda auditiva.
Vídeo endoscopia nasal e laríngea
Esse exame é feito em poucos minutos, em pessoas de todas as idades, e muito importante para detectar problemas da deglutição, ronco e apneia do sono, alterações da voz, além de adenoide e laringe nas crianças. É feito pelo nariz, passando uma micro câmera por estas áreas.
Potenciais evocados auditivos (ERA)
É um exame que permite avaliar a condição dos impulsos nervosos ao longo das vias auditivas. Ele detecta se existe perda de audição, permitindo sua classificação por tipo e grau, caso exista.
Exames de vertigem e equilíbrio
São feitos diferentes testes em consultório com o paciente em posições que normalmente causam desequilíbrio ou vertigem. Se necessário, outros exames como audiometria e potenciais auditivos, complementam o diagnóstico.
Timpanometria
É um exame para detectar doenças no ouvido médio. O médico olha pela orelha do paciente e observa se existe canal livre até o tímpano. Depois coloca um dispositivo que muda a pressão do ar no ouvido para testar a mobilidade do tímpano.
Dica: Os alimentos influenciam na tontura?
Como a tontura e a vertigem são problemas bastante comuns, há quem fique na dúvida se determinados alimentos podem fazer piorar os sintomas. Veja o que diz o médico:
As dicas deste artigo não substituem a consulta ao médico. Lembre-se que cada organismo é único e pode reagir de forma diferente ao mencionado. E para obter os resultados mencionados também é preciso aliar a uma vida e alimentação saudável e equilibrada.