osteopatia
Crédito: Freepik

Saiba o que é osteopatia e para que serve esse tratamento

É sempre bom conhecer novas soluções para problemas difíceis de tratar. Veja se essa é uma boa opção para você

Publicidade

A osteopatia é uma das especialidades da fisioterapia utilizada com terapia complementar. Seu objetivo é permitir que o corpo seja capaz de se autoequilibrar, o que é chamado de homeostase. O fisioterapeuta realiza-a em sessões semelhantes à fisioterapia convencional, por meio de técnicas manuais. Conheça seus benefícios, indicações e veja como é feita.

Veja também: tudo o que você precisa saber sobre acupuntura

Benefícios

O tratamento leva em conta o profundo conhecimento do profissional sobre a anatomia e a fisiologia humana para que seja capaz de diagnosticar e tratar dores apenas utilizando técnicas manuais.

Um dos grandes benefícios é que o fisioterapeuta vai buscar a origem da dor e não apenas tratar o local em que ela está acontecendo. Isso porque, como já mencionado, a intenção é encontrar a causa do problema para permitir que o corpo volte a entrar em equilíbrio, ou seja, a ficar saudável e livre das dores.

Publicidade

Indicações

Por ser uma terapia que considera o corpo todo como uma unidade, as indicações são amplas. A osteopatia pode ser feita em crianças, adultos e idosos para tratar qualquer sistema do corpo, pois estão todos integrados.

Por exemplo, uma dor de cabeça que não passa pode ter sua origem na falta de postura da coluna. Então não se pode restringir o tratamento para determinadas partes ou sistemas do organismo como se funcionassem de forma individual. Veja quais são algumas das principais indicações

Atletas

Os atletas profissionais podem se beneficiar da osteopatia da mesma forma que ocorre com as técnicas convencionais de fisioterapia. É uma forma de prevenir e também de tratar problemas comuns decorrentes do excesso de impacto causado nos ossos e articulações.

Transtornos musculoesqueléticos

Pessoas que sofrem com problemas como tendinites, contraturas musculares, bursite, osteoartrite, osteoartrose, fibromialgia.

Publicidade

Transtornos digestivos

Pessoas que sofrem com problemas como síndrome do intestino irritável, refluxo, acidez estomacal, espasmos abdominais e hérnia de hiato.

Transtornos urinários e ginecológicos

Pessoas que sofrem com problemas como incontinência urinária, sintomas de TPM muito intensos e dispaneuria, que é a dor genital relacionada às relações sexuais.

Gestação

As gestantes podem fazer um acompanhamento para prevenir e tratar as dores comuns nessa fase, como as pernas inchadas e dores nas costas.

Publicidade

Exaustão

Muitas pessoas vivem uma rotina estressante e sofrem com dores pelo corpo, enxaqueca e insônia. Também podem aderir à prática para tratar a causa real desses problemas, junto com outros tratamentos quando necessário.

Como é feita a sessão

Cada paciente tem uma necessidade específica quanto à aplicação da osteopatia. Mas, de modo geral, são necessárias cerca de 5 sessões, com duração de 40 minutos a 1 hora cada, para que se percebam os resultados.

O fisioterapeuta primeiro irá avaliar o paciente, se necessário vai pedir exames, somente depois vai aplicar a terapia. Confira no vídeo abaixo um exemplo de como funciona uma sessão.

Publicidade

PODE GOSTAR TAMBÉM