Chegou aquele momento anual de despertar o lado cinéfilo que existe em quase todas as pessoas. A lista de indicados ao Oscar 2022 foi revelada e é hora de ir atrás dos concorrentes ao maior prêmio do cinema mundial. Saiba onde assistir aos filmes indicados e comece já as sessões. Os vencedores das cobiçadas estatuetas douradas serão conhecidos em 27 de março.
Netflix
Ataque dos Cães, de Jane Campion
Recordista de indicações do Oscar 2022, o faroeste tem como protagonista um fazendeiro cruel e bruto que aterroriza a nova cunhada e seu filho adolescente.
Não Olhe para Cima, de Adam McKay
Grande sucesso de público, a sátira acompanha dois astrônomos que descobrem uma terrível ameaça ao planeta Terra e enfrentam um circo midiático para tentar alertar a população.
Não Olhe para Cima: o que é verdade e ficção no filme?
A Filha Perdida, de Maggie Gyllenhaal
Baseado no livro de Elena Ferrante. O drama aborda a maternidade a partir do olhar de uma mulher madura para uma jovem mãe cansada, que a faz lembrar o passado.
Tick, tick… BOOM!, de Lin-Manuel Miranda
Adaptação do musical autobiográfico de Jonathan Larson, aclamado autor de Rent. Na trama, o compositor corre contra o tempo e uma série de pressões para criar sua obra-prima.
A Família Mitchell e a Revolta das Máquinas, de Michael Rianda e Jeff Rowe
A animação tem como protagonistas os membros de uma família que precisa se unir como nunca para enfrentar uma bizarra rebelião das máquinas. Está nas mãos dos Mitchell impedir o apocalipse robô em curso e salvar a humanidade. Indicado ao Oscar 2022 de melhor animação.
Veja também: 8 filmes e séries para ver com as crianças na Netflix
A Mão de Deus, de Paolo Sorrentino
O drama italiano conta a história de um menino que vive em Nápoles na década de 1980. A alegria do futebol e a dor de uma tragédia familiar marcam sua trajetória.
Aproveite e veja: A paixão pelo futebol pode ser muito positiva para a família
A Sabiá Sabiazinha, de Daniel Ojari e Michael Please
Curta animado em que uma sabiá criada por ratos decide provar que pode ser uma roedora, como os demais membros de sua família.
Audible, de Matthew Ogens
Curta documental sobre um atleta e seus colegas surdos. Eles lutam para vencer as competições, ao mesmo tempo em que lidam com uma trágica perda e enfrentam os desafios da formatura.
Três Canções para Benazir, de Elizabeth e Gulistan Mirzaei
Curta documental que segue Shaista, um rapaz recém-casado que tenta balancear seus novos compromissos familiares com o sonho de ser o primeiro de sua tribo a entrar para o Exército Afegão.
Onde Eu Moro, de Pedro Kos e Jon Shenk
Curta documental que reúne relatos comoventes de moradores de rua dos Estados Unidos.
Amazon Prime Video
Apresentando os Ricardos, de Aaron Sorkin
Acompanhe os altos e baixos do relacionamento entre Lucille Ball e Desi Arnaz, estrelas da clássica sitcom I Love Lucy. Amor, crises, perseguições políticas e emoções nos bastidores compõem a produção.
No Ritmo do Coração, de Sian Heder
O longa retrata as dúvidas de uma adolescente entre dois caminhos: seguir seu sonho de cantar e conquistar a independência ou permanecer em casa sendo intérprete dos pais e do irmão, que são surdos, e ajudando nos negócios familiares. Grande parte do filme é em língua de sinais.
Um Príncipe em Nova York 2, de Craig Brewer
Na sequência de Um Príncipe em Nova York (1988), Akeem, agora rei, precisa retornar aos Estados Unidos para buscar o filho que jamais conheceu ou assumiu.
Disney+
Encanto, de Jared Bush, Byron Howard e Charise Castro Smith
Animação em que uma garotinha colombiana sofre por ser a única de sua família sem poderes mágicos. Esse “problema”, no entanto, pode se tornar a salvação do clã.
Raya e o Último Dragão, de Don Hall, Carlos López Estrada e John Ripa
A guerreira Raya batalha sozinha para rastrear o último dragão existente e acabar com uma grande ameaça. Sua corajosa jornada, no entanto, reserva muitas descobertas.
Luca, de Enrico Casarosa
Aproveitando o verão na Riviera Italiana, um menino se esbalda com sorvete, massa e passeios sem fim na companhia de seu novo melhor amigo. Só que ambos são, na verdade, monstros marinhos.
Cruella, de Craig Gillespie
O filme apresenta a origem da vilã que odeia dálmatas, de sua infância ao primeiro contato com os cachorros que se tornariam seus principais alvos.
Shang-Chi e a Lenda dos Dez Anéis, de Destin Daniel Cretton
Treinado desde cedo nas artes marciais, Shang-Chi escolhe outra vida ao amadurecer, mas acaba forçado a se reconectar ao passado e colocar o aprendizado em prática.
HBO Max
Duna, de Denis Villeneuve
Vice-líder em quantidade de indicações ao Oscar 2022, a nova adaptação do aclamado livro de Frank Herbert tem como foco a jornada de um rapaz destinado a enfrentar duras batalhas.
King Richard: Criando Campeãs, de Reinaldo Marcus Green
Cinebiografia do pai e treinador das vitoriosas tenistas Venus e Serena Williams.
Globoplay/Telecine
Summer of Soul (…ou, Quando a Revolução Não Pôde Ser Televisionada), de Questlove
Documentário que registra os eventos do Harlem Cultural Festival de 1969. Conhecida como Black Woodstock, por ter ocorrido na mesma época, a edição contou com ícones da música negra como Stevie Wonder. B.B. King e Nina Simone.
Apple TV+
A Tragédia de Macbeth, de Joel Coen
Adaptação em preto e branco do clássico de William Shakespeare. Três bruxas anunciam a um lorde que o próximo rei da Escócia será ele. Convencido, mas preocupado, Macbeth é orientado pela esposa a executar logo o monarca e cumprir a profecia.
Star+
Free Guy – Assumindo o Controle, de Shawn Levy
Um pacato bancário descobre que é um personagem de videogame e decide desafiar a programação ao se apaixonar por uma mulher misteriosa.
Now
007 – Sem Tempo para Morrer, de Cary Joji Fukunaga
Fora do serviço, James Bond interrompe a vida tranquila mais uma vez para ajudar um velho amigo da CIA numa missão de resgate.
Looke
Quatro Dias a Teu Lado, de Rodrigo García
Uma mãe afastada ajuda a filha a passar por um desafiador período de desintoxicação de drogas. Baseado em fatos.
Filmes do Oscar 2022 em cartaz nos cinemas
Amor, Sublime Amor, de Steven Spielberg
Musical que retrata o amor proibido entre dois jovens em meio a uma guerra de gangues repleta de xenofobia.
Spencer, de Pablo Larraín
Kristen Stewart interpreta a princesa Diana nessa representação de um melancólico Natal. O fracassado casamento de conto de fadas parece não ter mais salvação, mas Lady Di tem um jogo de aparências a cumprir.
Mães Paralelas, de Pedro Almodóvar
O filme espanhol estrelado por Penélope Cruz tem como personagens principais duas mulheres que se conhecem enquanto esperam seus partos. De diferentes gerações e vivências, elas voltam a se encontrar um tempo depois e se conectam de forma surpreendente.
O Beco do Pesadelo, de Guillermo Del Toro
Nova adaptação do romance O Beco das Ilusões Perdidas, de William Lindsay Gresham. Um alpinista social ardiloso se dedica a vencer na vida enganando membros da alta sociedade, mas tem seu caminho cruzado por uma mulher ainda mais esperta.
A Felicidade das Pequenas Coisas, de Pawo Choyning Dorji
Determinado a ir se tornar cantor na Austrália, um professor butanês tem a vida transformada ao ser transferido para uma escola remota, num povoado sem condições mínimas de trabalho, mas com uma população muito amigável.
Homem-Aranha: Sem Volta para Casa, de Jon Watts
Com a identidade exposta, Peter Parker pede ajuda ao Doutor Estranho para preservar o Homem-Aranha e acaba arrumando um problema ainda maior.
Veja também: TV por assinatura ou streaming: qual é a opção mais vantajosa?