Fígado gordo, saiba como solucionar o problema

Publicidade

Sabe o que é o fígado gordo? É quando existe um excesso de gordura acumulada em torno do fígado, que pode causar excesso de peso ou diabetes, pois impede que seu fígado funcione normalmente. Muitas pessoas descobrem que têm fígado gordo em exames de rotina, porque os seus sintomas não se manifestam, então, antes que a situação piore e surjam problemas sério de saúde, deve procurar tratar o problema. E a solução passa pela alimentação. Tatiana Zanin, nutricionista, Especialista em Nutrição Clínica pela Universidade do Porto, em Portugal refere que para tratar esta doença é necessário:

  1. Banir de sua rotina o consumo de alimentos ricos em gorduras, como pizzas, sanduíches, queijos amarelos e condimentos;
  2. Excluir o consumo de qualquer bebida alcoólica;
  3. Dar preferência ao consumo de alimentos saudáveis, como frutas, legumes, verduras ou carnes brancas grelhadas;
  4. Adicionar somente 1 colher de café de azeite na salada, depois de pronta. Muitas pessoas pensam que o azeite é uma gordura boa, por isso não tem problema, mas aqui você quer eliminar de sua rotina todo o tipo de gordura;
  5. Beber bastante água entre as refeições;
  6. Comer alimentos ricos em fibras diariamente;
  7. Eliminar da alimentação: queijo amarelo, requeijão, chocolate, biscoito amanteigado, produtos de pastelaria em geral, enchidos e embutidos, como linguiça, salsicha, bacon e mortadela, maionese, manteiga e margarina.

Os melhores alimentos para o fígado são os legumes e frutas, leite desnatado, mel, arroz, macarrão, carnes magras, ovos, gelatina e queijo branco.

É importante comer a cada 3 horas, mesmo que não tenha fome. Não ter fome após 3 horas significa que comeu demais na refeição anterior e isto também precisa de ajuste.

Ao seguir corretamente esta dieta, é possível eliminar boa parte da gordura abdominal e do interior do fígado em, aproximadamente, 2 meses. Mas, para melhores resultados, recomenda-se fazer algum tipo de atividade física com regularidade.

Publicidade

PODE GOSTAR TAMBÉM