É perfeitamente compreensível a admiração que muitas pessoas têm pelas orquídeas. A natureza caprichou em cada detalhe ao criar essas plantas tão peculiares.
Um dos gêneros mais curiosos é o Dracula, que compreende mais de 122 espécies de orquídeas e que possuem uma característica em comum: a aparência das flores lembra o rosto de um macaco, e por isso o seu nome popular é orquídea cara-de-macaco.
Além dessa característica, o nome Dracula, dado ao gênero, se deve ao formato de suas sépalas, com esporões pontiagudos, semelhantes aos dentes de vampiro.
O habitat natural dessas orquídeas são as florestas do Equador e do Peru, localizadas em áreas montanhosas, a uma altitude entre 1.000 e 2.000 metros.
Essa é uma planta considerada rara, devido ao desmatamento do seu habitat natural e o desejo de colecionadores em ter uma planta dessa, retirando-a da natureza. Porém, você encontra a Dracula simia para comprar em orquidários na sua cidade ou pela internet.
Cuidados básicos com a orquídea Dracula
Assim como diversas orquídeas, é importante manter a umidade no substrato. Ele nunca deve ficar totalmente seco, pois as raízes da planta não armazenam água e podem morrer rapidamente.
O musgo esfagno é ótimo para usar como substrato, pois ele ajuda na retenção de água e facilita o enraizamento.
A temperatura ideal durante o dia é em torno de 20 graus, e à noite entre 10 e 15 graus. Mais alto do que isso, a desidratação da planta é rápida e ela poderá não resistir.
Mantenha a planta em um ambiente com umidade de pelo menos 70%, e não deve pegar sol direto, mas é importante ter boa luminosidade.
Embora suas flores se abram durante poucos dias, quando ela está sendo cuidada corretamente vai florescer várias vezes ao ano.
Crédito das imagens: Wikimedia Commons