quais são as orquídeas cheirosas
Crédito: Freepik

Orquídeas cheirosas: 7 aromas gostosos para ter no seu orquidário

Além de se encantar com essas flores maravilhosas, elas ainda presenteiam seus admiradores com perfumes adoráveis

Publicidade

Mais do que cultivar orquídeas e vê-las florescer, você quer que as flores sejam cheirosas? Então veja quais as variedades dessa planta que deve cultivar.

1. Orquídea com cheiro de perfume Chanel

Se você nunca sentiu a fragrância do famoso Chanel nº5, não fará muita diferença para você. Mas, se quiser senti-lo de uma forma bem natural, a dica é cultivar a orquídea Cattleya labiata, que é brasileira.

É possível encontrar essa planta na caatinga nordestina, vivendo sobre pedras ou árvores. Ela gosta de muita luminosidade, inclusive com algumas horas de sol direto, no começo ou final do dia. Quando está florida pode ficar dentro de casa, mas depois disso precisa de mais luz.

2. Aroma de baunilha

O aroma da baunilha é bem delicado, e se você gosta, pode cultivar a orquídea Vanilla. Aliás, não é a orquídea que tem cheiro de baunilha, mas sim, a baunilha que tem o cheiro da orquídea que a produz. É no fruto da planta que está o aroma, pois é onde ficam as favas. Esse sim é o verdadeiro aroma de baunilha.

Publicidade

Essa orquídea é do tipo monopodial, que se alonga a partir de um único ponto apical, não emitindo pseudobulbos sequenciais. Seu desenvolvimento é como o de uma trepadeira, e ela pode atingir 30 metros, com raízes aéreas para se agarrar a alguma estrutura.

3. Aroma de chocolate

Na orquídea Oncidium Sharry Baby ‘Sweet Fragrance’ o aroma achocolatado é tão característico que ela é popularmente conhecida por orquídea chocolate. Para muitos, o aroma não é aquele comum do chocolate ao leite, mas sim, de chocolate branco, e bem intenso.

Essa planta é híbrida, com muitas variedades, mas essa da foto está entre as mais conhecidas. Ela é epífita (vive nas árvores), mas pode ser cultivada em vasos. Gosta de luz indireta e com substrato em pedaços maiores, já que nas árvores nem tem substrato. O ideal mesmo é fixá-la em um tronco.

4. Aroma de mel

As flores da Oncidium pumilum são muito perfumadas, com aroma bastante doce que lembra a mel, justamente para atrair as abelhas que são seus principais polinizadores.

Publicidade

Essa é uma orquídea que ocorre em vários estados do sul e sudeste do Brasil, podendo também ser encontrada na Argentina e no Paraguai. É considerada difícil de cultivar, pois tem raízes delicadas e é bem sensível ao excesso de umidade. O ideal é fixá-la em uma árvore, na parte superior, onde fique protegida do sol direto.

5. Cheiro de uva

A orquídea Spathoglottis unguiculata é uma planta terrestre, também conhecida como orquídea grapete, apelido que se refere a um refrigerante de uva antigo.

Essa é uma planta terrestre, boa para plantar no solo junto com as plantas do seu jardim. Ela pode pegar sol pleno e suas inflorescências perfumadas são de longa duração. Se morar em uma região muito quente no verão, ela deve ficar protegida do sol do meio-dia.

Publicidade

6. Aroma de coco

Com um agradável e doce aroma de coco queimado, ou coco, conforme o olfato de cada um, a orquídea Maxillaria tenuifolia também encanta por suas belas flores de cores vibrantes.

Essa é uma orquídea nativa de países localizados na América Central, tais como México, Nicarágua, Honduras e Costa Rica. Gosta de muita umidade no ar, com mais de 60%, mas não de solo muito molhado. Ela prefere ser cultivada em árvores ou troncos, pois é epífita em seu habitat natural.

7. Aroma de limão

Algumas pessoas sentem cheiro de limão, outras sentem um perfume cítrico suave nas orquídeas Gomesa crispa e Gomesa recurva. Para harmonizar com os aromas, as flores têm uma coloração amarelo-esverdeado.

Publicidade

É uma orquídea com diferentes espécies, tipicamente brasileiras, das regiões com florestas úmidas no sul e sudeste. Gosta de ambientes sombreados, mas com muita luminosidade e alta umidade relativa do ar, de preferência nas árvores. Nessas condições não precisa dar a ela qualquer cuidado adicional.

Crédito das imagens: Sergio Oyama Junior

PODE GOSTAR TAMBÉM