Menu

Orquídea chuva de ouro: dicas de cultivo dessa planta magnífica

Tenha essa planta em vasos ou direto no tronco das árvores do seu jardim

Crédito: Pixabay

Publicidade

A orquídea chuva de ouro é mais uma entre as diversas espécies de orquídeas existentes. Se você coleciona orquídeas e ainda não tem uma dessa, com certeza vai desejar a partir de agora. Veja quais são os cuidados básicos para manter a orquídea chuva de ouro sempre saudável e bonita.

Características gerais da orquídea chuva de ouro

Crédito: Reprodução

O nome científico dessa orquídea é oncidium, mas é fácil entender o motivo do seu nome popular, pois quando ela está florida, realmente se parece com uma belíssima chuva de ouro. As flores nascem em uma penca na extremidade de um conjunto de folhas alongadas com sulcos no meio.

Suas flores são amarelinhas e delicadas, às vezes exalando um agradável perfume. Além do amarelo, também existem florações brancas, marrons, alaranjadas, rosas e tigradas. Mas, no Brasil, a mais fácil de encontrar é a amarela, que se chama Oncidium variconsum.

A orquídea chuva de ouro fica com cerca de 40 centímetros, sendo que as hastes de onde nascem as flores podem chegar a 90 centímetros. Depois que ela floresce, permanece florida por uma média de 20 dias.

Publicidade

Luminosidade

A orquídea chuva de ouro é uma planta epífita, ou seja, seu habitat natural é no tronco das árvores, protegida pela sua sombra. Sendo assim, essa planta não gosta de sol forte direto sobre ela. É melhor cultivá-la com luz filtrada, deixando pegar bastante luminosidade, mas sem sol direto.

Onde plantar?

Crédito: Reprodução

Você pode cultivar a sua orquídea em um vaso de barro, de preferência com furinhos embaixo e também nas laterais para que suas raízes possam crescer livremente. Os vasos de fibra de coco ou xaxim-palmeira também são ótimas opções.

Mas, ela se adequa bem aos vasos de plástico ou mesmo se for plantada em tronquinhos de madeira. Nesse caso você não vai plantar, mas sim, fixá-la no tronco usando arame ou barbante para que ela sozinha agarre com suas raízes.

Substrato ideal

As orquídeas em geral não devem ser plantadas em terra comum. Elas precisam de um substrato muito leve, composto de casca de pinus, carvão e musgo esfagno. Alguns vêm com fibras naturais também. Nas floriculturas você pode pedir por substrato para orquídeas e já vem tudo pronto.

Publicidade

Regas

Crédito: Reprodução

As regas vão variam conforme o clima que estiver fazendo. De modo geral, ela pode ser regada duas a três vezes por semana. Mas, se o clima estiver chuvoso e frio, essas regas podem ser mais espaçadas.

Ao contrário, se estiver muito quente, ela pode precisar de mais regas, porém nunca em exagero, deixando o substrato encharcado. Coloque o dedo no substrato para saber quando é hora de regar. Se o substrato estiver seco, pode regar. Se ainda estiver úmido, espere mais um pouco.

Adubação da orquídea chuva de ouro

Para não ter erro e acabar dando adubo demais para a sua planta, ou um adubo desequilibrado, a melhor dica é comprar o adubo bokashi. Faça uma trouxinha de TNT com uma porção de bokashi e coloque sobre o substrato.

Publicidade

Toda vez que a planta for regada, molhe o bokashi para ele liberar nutrientes. Quando a trouxinha estiver vazia, troque por uma nova e vá mantendo sempre assim.

Confira no vídeo abaixo como fazer o plantio da sua orquídea chuva de ouro no vaso de barro ou direto na árvore:

Veja também:

Sair da versão mobile