Semana corrida, corpo cansado e tudo o que você quer é relaxar, curtir a família e quem sabe, assistir àquela série maravilhosa. Mas, como todo final de semana, é hora de organizar, colocar a casa em ordem.
Seria tão mais fácil se ela simplesmente se mantivesse arrumada, como todo final de domingo, não é? E isso é possível!
Conheça o método de organização da personal organizer japonesa, Marie Kondo. Ela ensina que manter a casa arrumada não é difícil.
Para uma boa arrumação, bastam as estratégias corretas, e as coisas se manterão em ordem a semana toda.
Seu método é diferente de tudo o que você conhece. Ele envolve emoção. Isso mesmo, sentimentos!
Normalmente organizamos por cômodos, o que é útil ou não… Mas para Marie, o importante é mantermos somente o que nos traz prazer, alegria, descartando o resto.
Assim, tendo em sua casa somente o que você gosta, é mais fácil mantê-la organizada. Durante o processo, cria-se um laço de carinho com os objetos. Vamos detalhar melhor ao longo do artigo.
Livro da Marie Kondo – como organizar
Autora do best seller “A mágica da arrumação: a arte japonesa de colocar ordem na sua casa e na sua vida”, Marie criou o famoso e inovador método KonMari, que visa organizar não só a sua casa, mas sua vida!
Obcecada por organização desde criança, Marie também sofria com o efeito rebote da bagunça, até criar esse método.
Para a autora, as técnicas ensinadas vão além da organização de gavetas e prateleiras, são uma forma definitiva de acabar com a bagunça.
No livro, ela explica que a nossa organização exterior reflete na interior e vice versa. Quando tratamos com carinho e respeito a nossa casa, nosso interior também é beneficiado.
Devemos então amar, cuidar e zelar pelo nosso corpo, mente e ambiente.
Mas, muito além da análise dos fatores psicológicos da organização, ela dá ferramentas práticas para que você possa colocar as coisas em ordem. São dicas eficazes, simples e realmente funcionais. Por isso, trouxemos aqui as melhores dicas do livro para você aplicar na sua casa!
Método para organizar – KonMari
1. Organize por categoria, não por ambiente
Sabe aquela mania de arrumar primeiro a sala, depois a cozinha, os quartos e assim por diante? Esqueça!
Marie mostra que se deve organizar a casa por tipo de item, não por cômodo. Muitas vezes temos roupas espalhadas em diversos lugares e quando voltam, depois de tudo organizado, começam a bagunçar novamente!
Imagine isso com sapatos, canetas, livros, revistas… Não se consegue explicar o porquê da bagunça, não é?
Então, a primeira dica é separar por tipo de item. Você pega todos – TODOS – os objetos da casa que estão nessa categoria e junta em um só lugar. A partir daí, separa e organiza.
Por exemplo, roupa. Pega na roupa suja, para passar, do guarda-roupas, em bolsas ou malas… Tudo mesmo!
Você faz isso com cada item da lista, nessa sequência:
1. Roupas – o mais divertido! Você vai ver que ao final, tem uma montanha de roupas que não deveriam estar ali;
2. Livros – quantos livros a gente guarda, sabendo que não vai ler outra vez, não é?
3. Papelada – boa sorte com esse! Vai se deparar com diversos papeis que não fazem o menor sentido serem guardados;
Itens variados – botões, canetas, material de artesanato… Crie um espacinho para eles;
Artigos de valor sentimental – segundo a autora, o mais complicado – afinal, não é tão simples encontrar um lugar para coisas que sós são mantidas em casa porque lembram alguém ou algum momento importante.
2. Curta o momento
Cuidar das suas coisas é cuidar de você! Curta esse momento, ouça uma música gostosa, cante, sinta cada peça. Isso vai fazer toda a diferença na manutenção.
Separe um dia tranquilo, dedicado somente à organização. Faça um desse um momento só seu. Com calma e boa vontade, comece de manhã a separar o que te faz feliz ou não – sim, essa é a ideia da organização, manter o que te faz sorrir.
3. Torne o processo como parte de um objetivo
Não arrume por arrumar. Dê um sentido a isso, um objetivo. Quando você arruma sua casa, tente rever o que é importante ou não; você está revendo a si próprio, seus novos valores e conceitos.
Adote essa organização como um estilo de vida, mais leve, mais verdadeiro. Desvincilhar-se do que passou, com gratidão, e viver cercado do que lhe traz alegria é muito saudável par ao corpo e mente.
Faça para si essa pergunta e responda de forma prática: Por que eu quero organizar a minha casa?
4. Guarde somente o que te traz felicidade
Não estamos falando somente de sentimentos, mas dos nossos pertences. De que adianta guardar algo que te traz lembranças ruins? Ou que você não se sente bem com ele?
Separe em 3 pilhas – descarte, doação e guardar.
Pegue cada peça de roupa, livro, objeto e pergunte: Isso me traz alegria?
Parece estranho de início, mas acredite, funciona! E a medida em que você vai fazendo, vai ficando mais natural e a mágica começa a acontecer.
A lógica é a seguinte: se você mantém somente coisas que te deixam feliz, você vai cuidar bem delas, guardando com carinho e mantendo sempre em ordem.
Segundo Marie, jogar algo fora ou doar não é deixar quem você foi para trás, é valorizar o que faz mais sentido hoje, de acordo com seu gosto e necessidade.
5. Cada coisa em seu lugar
Já separou as categorias, separou as três pilhas de cada uma – descartar, doar e guardar – é hora de definir para onde vai cada uma.
O descarte é fácil! Doação pode ser feita para instituições, conhecidos ou simplesmente colocadas na calçada para que alguém que precise possa levar.
Os objetos e roupas a serem guardados devem ter um local específico para cada um, assim, quando você ou outra pessoa for guardá-lo, já se sabe onde deve colocar, evitando assim a desorganização durante a correria da semana.
Utilize o espaço que você tem disponível para fazer a melhor e mais eficiente organização das suas roupas. Lembre-se: não adianta arrumar tudo, mas depois de uma semana já está tudo bagunçado outra vez.
Os livros devem ser organizados na vertical, como em uma biblioteca, sem empilhar. Papéis em pastas e objetos menores em caixas pré definidas.
6. Coloque de volta no lugar
Não adianta organizar se durante a semana você não cuida com carinho do que te faz feliz. Crie o maravilhoso hábito do “tirou, coloque de volta”.
Conheça mais um pouquinho do método nesse vídeo:
Manter as nossas coisas arrumadas nos faz mais bem do que imaginamos.
Compartilhe essa dica!