Menu

Orelha queimando: o que pode ser e quais os mitos envolvidos

Saiba reconhecer o porquê de a orelha estar avermelhada e quente sem motivo aparente

Crédito: Wikimedia Commons

Publicidade

Se você já sentiu sua orelha queimando, com as características de estarem avermelhadas e quentes, já deve ter ouvido uma série de superstições sobre o assunto. Acontece que as causas desse fenômeno possuem origem científica, o que invalida os diversos mitos criados sobre esse assunto.

Por que a orelha fica queimando de repente?

O motivo pode ser comum ou uma síndrome. Porém, não se preocupe, pois segundo o um estudo publicado pelo Biomed Central, essa síndrome da orelha vermelha é extremamente rara, possuindo apenas 100 casos publicados no ramo da medicina.

A causa principal é a deficiência de uma enzima chamada ALDH2 que deveria converter o acetaldeído. Como a deficiência dessa enzima, esse componente não é convertido e se propaga, gerando esse problema.

Para quem não possui a síndrome, o destaque avermelhado se deve por conta de alguma alteração no bombeamento de sangue que é explicitada na orelha, por ela possuir menor camada de pele. Por isso, há alguns gatilhos que provocam a orelha queimando. Conheça-os abaixo:

Publicidade

1. Febre

O aumento de temperatura corporal gerado pela febre proporciona esse caso. Afinal, com o aumento de temperatura, a orelha parece que vai realmente queimar e fica levemente avermelhada, por ela ser mais sensível à temperatura e ao fluxo sanguíneo.

2. Bebidas alcoólicas

O consumo de bebida alcoólica em excesso gera um aumento da frequência cardíaca, o que proporciona maior fluxo sanguíneo. Isso pode, inclusive, gerar ataques cardíacos, vale destacar. Esse aumento no fluxo sanguíneo faz com que a orelha fique mais avermelhada.

3. Remédios vasodilatadores

Existem alguns remédios que aumentam o fluxo da circulação sanguínea, através da dilatação dos vasos. Um exemplo desse grupo de remédios é o Viagra, utilizado para o tratamento de disfunção erétil.

Essa expansão dos vasos sanguíneos faz com que a variação do fluxo de sangue pelo corpo seja demonstrada em lugares mais sensíveis. Dentre esses lugares, está a orelha, envolta por uma fina camada de pele.

Publicidade

4. Dor de cabeça

Crédito: Zound.me

A dor de cabeça surge devido a dilatação da artéria cerebral, aumenta-se o fluxo sanguíneo não apenas na região do cérebro, mas por toda a parte superior do corpo. Desse modo, a orelha também é atingida por tal fluxo exacerbado de sangue, o que gera a vermelhidão característica da orelha queimando.

5. Queimaduras solares

Conforme o Medical News Today, a vermelhidão característica da orelha queimando também pode ser propiciada pela luz solar em excesso, por conta dos efeitos dos raios UV. Os raios infravermelhos também podem ser responsáveis, pois apesar de não gerarem queimaduras, são acabam por aquecer a região, aumentando também o fluxo sanguíneo.

6. Estresse

Em situações de estresse, o sangue literalmente sobe para a cabeça… Afinal, o corpo tende a tentar estimular a resolução dessa situação desagradável o quanto antes, através do estímulo exacerbado do cérebro. Assim, o fluxo sanguíneo aumenta consideravelmente na região superior do corpo, o que gera a vermelhidão característica nas orelhas.

Publicidade

7. Medo

O medo e o estresse sempre foram aliados para a sobrevivência humana. Nos tempos primitivos, o medo fazia com que a pessoa raciocinasse mais sobre suas atitudes, através do estímulo sanguíneo ao cérebro, para a reação instintiva de luta ou fuga. Assim, o medo faz com que esse fluxo de circulação gere a orelha queimando.

8. Reação alérgica

Às vezes, o uso de acessórios como brincos, por exemplo, podem gerar algum tipo de alergia ou infecções. Essas infecções propiciam reações alérgicas na região da orelha, o que gera vermelhidão característica.

9. Constrangimento

Existem situações constrangedoras que deixam a pessoa com rubor por toda a face, inclusive na orelha. O cérebro pensa em mil situações e cenários em um instante muito curto, gerando intensa circulação na região.

Publicidade

10. Raiva

Quando você tenta esconder a sua raiva interna e acumula esse sentimento negativo, o seu corpo pode revelar isso. Afinal, a sua temperatura interna aumenta levemente, o que dilata os vasos e gera a vermelhidão na orelha.

Você sabia que sentir raiva pode ser um sintoma de ansiedade?

Mitos sobre a orelha quente e vermelha

Crédito: Medical News Today

Conforme as crenças populares, orelhas vermelhas significam que estão falando de você. Segundo esses mitos, a vermelhidão na orelha direita quer dizer que estão falando bem e na orelha esquerda que estão falando mal. Fator que pode revelar o histórico preconceito sofrido por pessoas canhotas.

Publicidade

Para pessoas que estiverem falando mal de você, foi criada uma simpatia, que consiste em morder a gola de uma camisa ou a alça de um sutiã. Isso faz com que a pessoa que esteja supostamente falando mal de você, morda a língua.

Bobagem ou não, a ciência comprovou que a causa é extremamente natural, tendo a ver com o fluxo sanguíneo e aumento de temperatura.

Você já presenciou algum caso de orelha queimando? Compartilhe!

Leave a Reply

Sair da versão mobile