Menu

Orelha inflamada: causas, tratamentos e como evitar

A inflamação costuma ser uma reação alérgica ao material usado nas bijuterias

Crédito: Freepik

Publicidade

Muitas mulheres sofrem com a orelha inflamada desde a infância, quando têm seu primeiro furo na orelha para colocar brincos. Outras pessoas só vão descobrir essa predisposição à inflamação quando são mais velhas e resolvem furar a orelha, ou quando deixam de usar joias e passam a usar bijuterias.

Por que a orelha fica inflamada?

O principal motivo para que os furos de brincos e piercings inflamem é a alergia ao níquel, um dos metais usados para fazer bijuterias. Quando a orelha entra em contato com esse material, começa a ficar inchada, vermelha, com coceira e com pus. Essa alergia não é só nos brincos. Algumas pessoas também vão sentir ao usar colares, anéis e pulseiras com níquel.

Como tratar uma orelha inflamada?

Não tem jeito. Para acabar com a inflamação na orelha você vai ter que retirar o brinco ou piercing e aplicar uma pomada ou creme com ação anti-inflamatória e antialérgica. Sempre que for manusear a orelha, esteja com as mãos bem limpas para evitar que a inflamação se torne uma infecção por germes.

Como evitar que a orelha inflame de novo?

Depois que a orelha estiver curada da inflamação, você pode tentar usar brincos ou piercings que sejam feitos de materiais como titânio, prata ou ouro, que são biocompatíveis com o corpo. Não use mais bijuterias. Enquanto não tiver joias com esses materiais de melhor qualidade, é preferível deixar de usá-las, ou a inflamação vai voltar.

Publicidade
Sair da versão mobile