Você já parou para pensar de onde vem o nome da planta ora-pro-nóbis? Existe uma história de que, antigamente, as folhas dessa planta eram encontradas no quintal das paróquias e usadas para diversas finalidades, inclusive como alimento. Nessa época, ela era chamada de “orai por nós”.
Mas, seu nome científico é Pereskia aculeata. É uma planta perene, rústica e de fácil cultivo. Ela também pertence ao grupo das PANC – Plantas Alimentícias Não Convencionais, ou seja, pode comer sem medo, não apenas consumir o chá. Veja quais são os benefícios que oferece à saúde e como consumir.
Benefícios da ora-pro-nóbis à saúde
De acordo com a pesquisadora Larissa Wainstein Silva, da Faculdade de Engenharia de Alimentos da Universidade Federal de Santa Catarina, para o site da Abril Saúde, “a espécie oferece minerais como manganês, magnésio, ferro, cálcio, além de vitamina C e fibras”.
Assim, é uma planta que protege a imunidade e ajuda a preservar a saúde das artérias. E para a surpresa de muitos, a ora-pro-nóbis é rica em proteínas, o que deu origem um tipo de farinha que enriquece bolos, pães e massas, deixando as receitas com um tom esverdeado.
Devido às proteínas e também às fibras, essa planta é uma aliada nas dietas de emagrecimento e para melhorar o funcionamento do intestino.
O já mencionado ferro que a planta contém é bom para ajudar na prevenção e tratamento de anemia por deficiência desse mineral.
A ação antioxidante das vitaminas A e C presentes na ora-pro-nóbis ocorre depois que essas vitaminas são metabolizadas. Os antioxidantes ajudam a combater o excesso de radicais livres, que adoecem as células do corpo.
Devido ao cálcio, a planta também contribui com o fortalecimento de ossos e dentes. São 79 mg de cálcio em cada 100 g de folha, o que é um pouco mais da metade do que o leite oferece.
Como consumir?
Você pode consumir as folhas da planta na decoração de pratos doces e salgados. O fruto serve para fazer geleias, sucos e licores. Já o broto pode ser comido cru, como salada.
Veja também: Receitas saudáveis para aproveitar ora-pro-nóbis