Menu

Operação Carne Fraca: é preciso repensar o modelo de oferta de alimentos

Adulterações comprovam que o lucro sempre esteve acima da saúde

Publicidade

O MAPA (Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento) articulou e ajudou a manter o esquema de adulteração de alimentos no Brasil.

A acusação é da Polícia Federal, por ocasião da divulgação dos resultados da operação Carne Fraca, que resultaram na denúncia de adulteração da carne vendida no Brasil e exterior por frigoríficos nacionais.

A fraude envolvia o processamento de alimentos, o abuso de conservantes e, até, a adulteração da merenda escolar.

Após a denúncia, a maior parte dos mercados consumidores da carne brasileira interrompeu o processo de compra. Hong Kong, retirou a carne dos supermercados.

Publicidade

Sobre o assunto, o site Jornalistas Livres publicou um artigo onde aponta a necessidade de repensar a garantia do ser humano aos direitos fundamentais, principalmente à alimentação.

O artigo, assinado pelo professor Leonardo Koury, adverte que os alimentos são a base da sobrevivência humana, mas desde a revolução verde dos 80, o agronegócio põe a ganância e lucro acima da saúde.

Koury cita o organizador do movimento SlowFood, Carlo Petrini, que aponta a alimentação como um ato político.

Carlo Petrini afirma que é preciso haver articulação entre os pequenos produtores e a população para encerrar o ciclo que induz à soberania. Ou seja, se a população comprar dos pequenos produtores, enfraquece o agronegócio.

Publicidade

É preciso repensar a produção de alimentos

Para ele, a segurança alimentar (que é a ação de comer alimentos seguros) só será conseguida quando o alimento deixar de ser visto como mercadoria. Aponta que há espaços, mesmo praças e parques, que podem comportar a pequena produção.

A mudança de pensamento de que são os agricultores ricos que alimentam o País só vai ocorrer com a tomada de consciência da população.

Os agricultores ricos recebem incentivos do governo federal, mas priorizam o lucro e desprezam a população, que na verdade os financia através do pagamento de impostos.

Publicidade

A análise do professor Koury aponta para a necessidade de mudança como forma de melhorar a saúde, baratear os custos e garantir preservação do meio ambiente.

Leave a Reply

Sair da versão mobile