A natureza é para nós como uma farmácia gratuita, repleta de alimentos que curam, mas ao mesmo tempo, alguns organismos não podem consumir um determinado alimento, seja vegetal ou não.
Que nosso corpo precisa de nutrientes que vêm do alimento ingerido, nós sabemos. Mas alguns muito famosos podem prejudicar a saúde de alguns, mesmo sendo remédio para outros.
Esse é o caso do gengibre! Seu uso medicinal é difundido há milênios, para casos de má digestão, doenças do trato respiratório, inflamações, dores em geral, sistema imunológico fraco e até câncer!
Mas algumas pessoas não podem nem passar perto! Conheça quais são os problemas de saúde que podem ser agravados com o consumo do gengibre.
Então, quem não pode consumir gengibre?
- Hemofílicos ou qualquer pessoa com dificuldade de coagulação – como o gengibre tende a afinar o sangue, facilitando sua circulação. Seu uso é fortemente desaconselhado, principalmente se há medicação envolvida. O consumo do gengibre pode interferir na ação do remédio sobre o paciente.
- Diabéticos ou qualquer pessoa com baixo nível de açúcar no sangue – quando o nível de açúcar está alto, mas sem se tratar de diabetes, o gengibre é recomendado. Ele reduz a taxa, porém, quando se toma remédios para controlar o açúcar, qualquer elemento extra irá desbalancear a ação sobre o corpo. Isso pode causar a hipoglicemia.
- Hipertensos – a raiz do gengibre pode aumentar a pressão, sendo extremamente perigosa nesse caso. Esse alimento interfere diretamente na ação de remédios como Norvasc, Cardizem e outros. Recomenda-se então evitar o consumo.
- Presença de cálculos biliares – ao aumentar a podução de bilis, o gengibre acaba forçando o órgão, que já não se encontra no melhor estado. Além disso, essa produção extra pode levar o cálculo a lugares onde possam causar mais dor. Um bom exemplo é o transporte até os condutores da bilis, podendo acarretar numa necessidade de cirurgia de emergência.
Para essas pessoas, esse alimento é extremamente nocivo, mas não vamos esquecer dos seus benefícios!
Veja também os benefícios do gengibre no vídeo abaixo