Menu

Ombro estalando: o que pode ser e quando se preocupar

Pode ser que você só precise de alguns alongamentos, mas também pode ser preciso um tratamento mais sério

Crédito: Freepik

Publicidade

Você ouviu seu ombro estalando e está preocupado com o que pode ser? Nesse artigo você vai saber quais são as principais causas e quando deve se preocupar de fato. Porque, apesar de ser bem comum de acontecer, pode também ser sinal de algumas doenças mais sérias. Veja mais detalhes.

O que pode ser o ombro estalando?

Existem alguns fatores que podem levar uma pessoa a sentir estalos no ombro, porém quase todos são absolutamente normais. Por outro lado, tem sim algumas doenças mais sérias que podem desencadear o sintoma. Veja quais são as prováveis causas.

Movimento do tendão ou ligamento

O seu corpo é repleto de partes interligadas e interdependentes, que servem com diversos propósitos. Para sua movimentação, ele utiliza tanto a parte muscular e óssea, quanto os tendões ou ligamentos. E é exatamente a mudança da posição deles que pode gerar o estalo percebido, e tudo bem, pois isso não gera nenhum dano à estrutura.

Líquido sinovial

Também está presente nas articulações, incluindo o ombro, o líquido sinovial. Ele é um fluido que ajuda nos processos de movimentação do local. Composto de nitrogênio, dióxido de carbono e oxigênio, tende a produzir bolhas de gás. Quando você move o ombro, essas bolhas podem se romper e causar o som, identificado como um estalo.

Publicidade

Atrito entre cartilagens

A estrutura óssea possui em suas extremidades as cartilagens, que ajudam a reduzir o atrito e melhorar a movimentação. Porém, alguns problemas podem levar ao desgaste dessas, fazendo com que haja eventualmente, algum atrito entre os ossos. E obviamente, esse atrito pode causar o estalo.

Estirão do crescimento

Tem uma fase na vida do adolescente que ocorre um crescimento mais rápido da estrutura óssea. Nem sempre os músculos conseguem acompanhar o ritmo, crescendo mais lentamente. Dessa forma, seu tamanho não fica proporcional, estando mais curto do que deveria de fato – o que não é nada grave. Mas isso pode levar à famosa dor do crescimento e também ao ombro estalando.

Atividades físicas

Quando os estalos acontecem normalmente depois de praticar esportes, pode ser que a causa seja essa. Quando se faz esporte ou musculação sem o acompanhamento adequado, pode ser que a musculatura não seja trabalhada corretamente. Dessa forma, há chances de causar encurtamento de algum músculo, que irá levar a estalos.

Quando se preocupar?

Claro que, além de causas que não podem ser consideradas graves, existem, sim, doenças que causam estalos no ombro. Entre elas estão a artrose, bursite, instabilidade, luxação, lesões decorrentes do trabalho, problemas nos ossos e até tendinite. Por isso é fundamental procurar um médico, quando desconfiar de alguns desses problemas.

Publicidade

Outro fator importantíssimo a se observar é se há dor, inchaço ou vermelhidão no local. Com qualquer um desses sintomas, você deve procurar a orientação médica para evitar problemas maiores. É importante também trabalhar a musculatura, postura correta e, quem sabe, fazer fisioterapia, para amenizar os sintomas e ter maior qualidade de vida.

Sair da versão mobile