mulher volta a enxergar com olho bionico
Crédito: Russ Juskalian

Olho biônico faz mulher voltar a enxergar na Espanha

O dispositivo ainda está em fase de testes, mas já permitiu que a paciente voltasse a ver pontos brilhantes

Publicidade

O chamado olho biônico é uma criação de Eduardo Fernandez, professor e diretor de neuroengenharia da universidade de Miguel Hernandez, em Elche, na Espanha. Esse produto inovador levou décadas para ser produzido, e a primeira pessoa a testar foi a paciente Bernadeta Gómez, que era cega há quase 20 anos.

Depois deste teste, os planos para o futuro são de proporcionar a restauração da visão para mais 36 milhões de pessoas cegas pelo mundo.

O funcionamento do olho biônico

O processo de funcionamento do olho biônico não é simples, como se pode imaginar. Consiste em um par de óculos que possui uma câmera integrada a um software de computador. Esse software é capaz de traduzir as imagens em sinais eletrônicos que são enviados para o cérebro, gerando a visão.

Para que os sinais sejam enviados ao cérebro, existe também uma etapa cirúrgica. A paciente Bernadeta foi submetida a uma cirurgia para a implantação de um receptor com 100 eletrodos na parte de trás do seu crânio, onde fica o córtex visual.

Publicidade

Depois da cirurgia foram mais 6 meses de acompanhamento e testes, nos quais Bernadeta visitou o laboratório do professor 4 vezes por semana.

O começo de uma nova vida

Crédito: Russ Juskalian

Os primeiro resultados foram animadores. Bernadeta conseguia ver os chamados “pontos brilhantes”, que são como imagens de baixa resolução de objetos que são colocados em sua frente. É sinal de que o dispositivo realmente funciona, embora ainda precise evoluir.

Depois deste primeiro teste, os pesquisadores precisam estudar formas de tornar o implante não degradável dentro do cérebro dos pacientes e também precisam conseguir mais pessoas dispostas a participarem dos próximos testes para levar o projeto adiante.

Veja também: o que você precisa saber sobre o glaucoma

Publicidade

PODE GOSTAR TAMBÉM