óleos para cabelo
Crédito: Pxhere

Os melhores óleos para cabelo

Veja quais as melhores opções de óleos para deixar os cabelos mais sedosos, brilhosos e saudáveis

Publicidade

Assim como as máscaras hidratantes, os óleos para cabelo contribuem com a hidratação, a nutrição e a reparação dos fios. Alguns deles não são feitos exatamente para o cabelo, e sim para uso culinário, mas também podem ser usados na pele e nos fios. Então, veja quais são os melhores e como aplicar para ter o efeito desejado.

Óleos para cabelo

Usar óleos para cabelo é uma forma de tratamento que deve ser mantida junto com outros cuidados, incluindo uma alimentação saudável, a ingestão de bastante água e o uso de protetor térmico para proteger o cabelo do calor do sol, do secador e da chapinha. Além disso, evite aplicá-los na raiz, caso seu cabelo seja oleoso.

1. Azeite de oliva

melhores oleos para cabelo oliva
Crédito: Pxhere

O azeite de oliva não serve só para dar sabor aos alimentos e evitar que grudem nas panelas. Quando aplicado nos cabelos, os seus efeitos são maravilhosos. Isso por causa de um hormônio chamado di-hidrotestosterona. Apesar do seu nome complicado, a sua atuação é bem simples. Ele reduz o folículo piloso, razão pela qual é tão eficiente na prevenção da calvície nos homens.

Em relação ao crescimento do cabelo, o estímulo ocorre graças aos antioxidantes que limpam os radicais livres da pele. O azeite alimenta os folículos deixando o couro cabeludo pronto para que o cabelo cresça de forma bem saudável.

Publicidade

2. Alecrim

Esse óleo é um impulsionador nato do crescimento capilar. As suas propriedades deixam os vasos sanguíneos dilatados, o que vai resultar na ativação dos folículos. Dessa forma ficam aptos para que possam crescer novos fios.

Funciona ainda como um verdadeiro antisséptico, livrando o couro cabeludo de germes e bactérias, e criando condições para que o cabelo possa crescer de forma saudável.

Além de estimular o crescimento do cabelo, o óleo de alecrim previne a queda. Tem também um papel importante na inibição do surgimento de cabelos brancos precocemente, na hidratação do couro cabeludo ressecado e na eliminação da caspa.

3. Amêndoas

O óleo de amêndoas é maravilhoso para a pele e também para os cabelos. De fato, com esse “desinfetante” natural você pode eliminar as células mortas do couro cabeludo, apenas realizando leves massagens. É ainda excelente para cuidar da dermatite seborreica.

Publicidade

O óleo de amêndoas fortalece o cabelo ao impulsionar o desenvolvimento dos folículos pilosos. Eles vão, então, crescer fortes e com menos tendência para quebrar.

4. Coco

melhores oleos para cabelo coco
Crédito: Pxhere

Não é por acaso que esse é um dos óleos mais integrados nos produtos capilares. Com as lavagens e a exposição do cabelo a toxinas, as propriedades do cabelo acabam se perdendo, e é por isso que os fios tendem a ficar danificados. As substâncias do óleo de coco deixam a membrana celular do cabelo bem alimentada. É dessa forma que óleos naturais do cabelo são repostos e as proteínas são mantidas.

5. Lavanda

Esse óleo é muito usado na aromaterapia, devido ao seu cheirinho relaxante. Ele oferece muitos benefícios no alívio do estresse e complicações relacionadas com o sono.

Publicidade

Em relação à saúde capilar, a lavanda é ótima para tratar casos de calvície repentina. Quando aplicado de forma regular, esse óleo consegue estimular o crescimento do cabelo.

O óleo de lavanda é ainda detentor de substâncias antifúngicas e antibacterianas, que vão manter o couro cabeludo protegido de possíveis contaminações.

6. Rícino

Graças à combinação de ácido ricinoleico e ácidos graxos ômega 9, o óleo de rícino vai garantir que o cabelo cresça forte e rapidamente. O ácido ricinoleico, ao mesmo tempo, cria uma barreira contra a propagação de infecções no couro cabeludo.

Publicidade

Já os ácidos graxos ômega 9 têm propriedades hidratantes que permitem que esse crescimento aconteça de forma saudável, deixando o cabelo grosso, resistente e luminoso.

7. Babosa

melhores oleos para cabelo aloe
Crédito: Pxhere

A babosa é uma poderosa planta, com propriedades hidratantes, anti-inflamatórias e cicatrizantes. Pode ser ingerida, usada na pele e no cabelo. Além de usar o gel puro extraído do interior da folha, também pode fazer o óleo de babosa caseiro para receber os mesmos benefícios.

8. Girassol

Esse é o óleo mais comum usado no preparo dos alimentos, mas as suas propriedades fazem dele um aliado da saúde do cabelo e da pele também. Nos cabelos ressecados, o óleo de girassol contribui para deixar os fios mais sedosos e com brilho, fornecendo nutrientes como a vitamina E que é essencial para ter cabelos saudáveis.

Publicidade

Como passar óleo no cabelo

As formas de aplicação dos óleos para cabelo variam. Você pode aplicá-los puros, misturados com outros óleos ou em misturas de máscaras capilares caseiras, nas quais vão atuar em conjunto com outros efeitos de hidratação, nutrição e reparação dos fios.

Um bom exemplo de mistura que pode fazer e aplicar é a hidratação com óleo de coco. Vai precisar do óleo e de máscara de hidratação. Aplique a mistura no cabelo úmido, deixe agir por meia hora e depois lave normalmente.

Já no caso do óleo de babosa, a aplicação pode ser feita todos os dias nos cabelos secos. Aplique mecha por mecha, massageie bastante e depois lave normalmente, com água morna, xampu e condicionador.

Publicidade

Para o óleo de amêndoas, uma boa dica é utilizá-lo como ingrediente da hidratação com Maizena, usando também mel, água e uma máscara hidratante para o seu tipo de cabelo. Depois de fazer a mistura, aplique no cabelo seco e limpo, massageando bem e deixando agir por algumas horas. Depois é só enxaguara e lavar normalmente.

Se quiser experimentar usar o óleo de rícino, aqueça-o no micro-ondas por 10 segundos, molhe as pontas dos dedos nele e massageie o couro cabeludo. Depois aplique ao longo dos fios, faça um coque, coloque uma touca e deixe agir por 2 horas. Por fim, enxágue bem e lave normalmente.

Lembre-se sempre de procurar um dermatologista no caso de perceber alguma alteração anormal no couro cabeludo ou nos fios de cabelo.

Publicidade

Veja também: Óleo de girassol para cabelo: benefícios e como usar

PODE GOSTAR TAMBÉM