Quem sofre com o ácido úrico elevado sabe o quanto é difícil conviver com a gota, pedras nos rins, insuficiência renal, descamação da pele entre outros sintomas bastante conhecidos. Mas você sabia que o óleo de rícino pode te ajudar? Acompanhe!
Excesso de ácido úrico no organismo
Muitas podem ser as causas do aumento da quantidade de ácido úrico no organismo, mas a principal é sem dúvidas a alimentação.
Uma alimentação desbalanceada, com pouca ingestão de líquido e alto consumo de alimentos refinados e industrializados faz com que o organismo fique fora do seu funcionamento normal, podendo também desregular o ácido úrico.
A consequência mais conhecida desse aumento é a gota, onde diversos cristais se formam e acabam se acumulando e aderindo nas articulações e tecidos, causando o conhecido inchaço, acompanhado de muita dor, sensibilidade e mudança do tom de pele.
Como evitar o acúmulo de ácido úrico
Algumas medidas simples podem melhorar drasticamente a vida de quem convive com altas taxas de ácido úrico no organismo, podendo inclusive reverter o quadro.
1. A primeira coisa a se evitar é o consumo de qualquer tipo de bebida alcoólica, pois elas tendem a impedir que o ácido seja eliminado, aumentando o quadro de inchaço e dor.
2. Evite ingerir doces de qualquer tipo, seja com frutose, sacarose ou mesmo o xarope de milho.
3. Faça atividades físicas regularmente para evitar o sobrepeso.
4. Elimine a gordura ruim da alimentação, mantendo as oleaginosas, peixes e azeite.
5. Elimine os alimentos refinados, como pão branco, bolos comuns, doces, refrigerantes, chocolates ao leite ou hidrogenados, carnes gordurosas e qualquer alimento em latas.
6. Coma alimentos ricos em vitamina E para ajudar no controle do ácido úrico, como o azeite de oliva, vegetais folhosos, castanhas, ovo, abacate e outros.
7. Consuma iogurte, kefir e outros produtos que protejam sua flora intestinal.
8. Beba muita água – ao menos 2 litros ao dia.
Tratamento caseiro para gota / ácido úrico
A medicina popular tem sua sabedoria e é há muito testada e comprovada no seio das famílias brasileiras. Muitos estudos estão comprovando o que as nossas avós sempre souberam.
Assim, vale sempre a pena testar as dicas dos mais antigos para combater as doenças, nesse caso, normalizar o índice de ácido úrico no organismo.
É bem simples de fazer, e o tratamento dura apenas um mês. Veja:
1. No primeiro dia, tome uma colher de sopa generosa de óleo de rícino, comprado em farmácia, logo ao acordar
2. Tome também antes do almoço e do jantar
3. Repita essas 3 doses, somente depois de 15 dias. Ou seja, tome um dia, pare por 14 dias, e no 15º tome novamente.
Faça o mesmo que no anterior. Ou seja, você vai tomar no dia 1, dia 15 e dia 30. Fácil, não é mesmo?
Importante!
Use o óleo de rícino vendido em farmácias, pois o mesmo é extraído em um cuidadoso processo, da semente da mamona, planta bastante tóxica se mal manipulada.
Não tente extrair o óleo em casa, ele é super fácil de encontrar nas farmácias e tem o preço muito acessível.
Teste e conte pra gente o que achou, ok?
Gostou das dicas? Compartilhe!
As dicas deste artigo não substituem a consulta ao médico. Lembre-se que cada organismo é único e pode reagir de forma diferente ao mencionado. E para obter os resultados mencionados também é preciso aliar a uma vida e alimentação saudável e equilibrada.