Menu

Óleo essencial de pimenta: 15 benefícios, como usar e fazer em casa

Saiba como esse valioso ingrediente pode colaborar para diversas funções do organismo

Crédito: Pixabay

Publicidade

O óleo essencial de pimenta é um produto que está ganhando cada vez mais espaço no setor terapêutico. Esse óleo é bastante versátil e pode ser usado em conservantes, perfumes, na culinária e para uso medicinal.

15 benefícios do óleo essencial de pimenta preta

Se você gosta de pimenta e ainda não provou desse óleo, não sabe o que está perdendo. A questão em si não é o sabor, mas os incríveis benefícios que ele traz para a saúde.

1. Produzir efeito analgésico

O óleo essencial de pimenta é excelente para colaborar no alívio de diversas dores, inclusive de lesões. É excelente para combater a dor de pescoço.

O combate da dor de pescoço se tornou algo muito corriqueiro nesse século XXI, devido à influência negativa da tecnologia quanto à ergonomia.

Publicidade

2. Auxiliar na digestão

Crédito: Turística 92.7 FM

O óleo essencial de pimenta preta colabora para facilitar a secreção de ácido hidroclorídrico no estômago. Para esclarecer, esse é o ácido utilizado para o processo digestivo.

Conheça os ingredientes naturais que ajudam a temperar a comida e a digestão

3. Controlar o colesterol

Em dietas mal balanceadas há uma enorme taxa de colesterol ruim, fator que prejudica a saúde do coração. Nesse sentido, o óleo essencial de pimenta colabora para combater e controlar os níveis de colesteral ruim.

4. Combater vírus

Com propriedades antivirais, o óleo essencial de pimenta é excelente para o combate desses males tão comuns. Assim, pode ser um complemento para quem precisa aumentar a imunidade.

Publicidade

5. Melhorar a circulação

Pelo fato de esse óleo estimular o fluxo de bile e muco, ele possui um efeito de acelerar a produtividade quanto à circulação sanguínea. Assim, ele colabora perfeitamente para que o seu dia se torne mais produtivo.

Conheça os sintomas que indicam má circulação sanguínea

6. Atuar como antioxidante

O óleo essencial de pimenta possui um potente efeito antioxidante, sendo excelente para as células corporais e suas longevidades. Assim, ele provê uma série de benefícios, combatendo o desgaste gerado pelos radicais livres.

7. Reduzir a ansiedade

Crédito: CredoWeb

A ansiedade é um dos grandes problemas do século e a pimenta preta ajuda a ameniza-la. Mesmo assim, se a pessoa tem crises frequentes de ansiedade, recomenda-se que ela busque ajuda de um profissional.

Publicidade

8. Desintoxicar o organismo

Por ser rica em piperina, a pimenta preta faz com que esse óleo se torne um excelente desintoxicante. Por isso, ele gera um efeito muito benéfico para a saúde do organismo.

9. Estimular o apetite

O consumo do óleo essencial de pimenta auxilia na ativação do córtex insular, resultando em um avanço do movimento natural de engolir os alimentos. Desse modo, estimula o apetite.

10. Conservar alimentos

Você sabia que que o óleo essencial de pimenta preta é muito eficaz como antimicrobiano, antifúngico e antibacteriano. Assim, ele é excelente para conservar alimentos por mais tempo.

Publicidade

11. Tratar diarreia

O óleo essencial de pimenta também é poderoso para prevenir e combater a diarreia. Isso se deve ao fato de ele colaborar no controle da flora bacteriana presente na região do intestino.

Veja o que pode comer durante um período de diarreia

12. Rejuvenescer a pele

Crédito: One Green Planet

Ele também é rico em vitamina C e antioxidantes, o que colabora bastante para o rejuvenescimento da pele. A vitamina C estimula a produção de colágeno e os antioxidantes combatem os radicais livres que envelhecem precocemente a pele.

Publicidade

13. Aumentar a libido (afrodisíaco)

O óleo essencial de pimenta é bastante conhecido por deixar as pessoas mais atentas e estimular funções corpóreas diversas. Ele facilita o fluxo de sangue para a região genital, o que o torna afrodisíaco.

Veja a lista de alimentos afrodisíacos

14. Aliviar sintomas da artrite

Esse óleo colabora para amenizar os sintomas da artrite. Assim, ele se torna uma excelente opção para quem sofre desse problema.

15. Emagrecer

Seu efeito termogênico e diurético ajuda a queimar a gordura localizada e remover o inchaço gerado pela retenção de líquidos. Assim, pode-se dizer que esse óleo colabora para o emagrecimento.

Publicidade

Como usar o óleo essencial de pimenta preta

Esse óleo pode ser usado de diversas maneiras, dependendo do seu propósito. Seja como aromatizador de ambiente, inalação, ingestão ou contato superficial com a pele.

Para isso, é necessário ter em mente qual é o benefício que você deseja, e então fazer uso do óleo essencial de pimenta.

Como fazer em casa

Crédito: Dicas de Saúde

Se você quer usufruir dos benefícios desse óleo, sem precisar ter trabalho para localiza-lo e compra-lo, essa receita é para você. Então, confira abaixo como fazer o óleo essencial de pimenta em sua casa.

Publicidade

Ingredientes

Azeite: 1 xícara;
Pimenta preta: ¼ xícara.

Modo de preparo

  1. O primeiro passo é aquecer o azeite em uma panela em fogo médio (80-90ºC).
  2. Não é para cozinhar ou fritar. Apenas aquecer;
  3. Moa a pimenta (ligeiramente). Não é preciso transformá-la em pó;
  4. Coloque junto ao azeite por cinco minutos em fogo moderado;
  5. Retire do fogo, deixe esfriar e coe para um recipiente de vidro esterelizado;
  6. Está pronto o seu óleo!

Se você gostou de conhecer os benefícios do óleo essencial de pimenta, compartilhe!

Leave a Reply

Sair da versão mobile