Se você gosta de comer sementes de abóbora torradinhas por causa dos benefícios que trazem à saúde, vai gostar também do óleo de semente de abóbora. Já ouviu falar? Saiba quais são as propriedades nutricionais e medicinais desse óleo, e como consumir.
Benefícios do óleo de semente de abóbora para a saúde
Já falamos aqui sobre os benefícios da semente de abóbora para a próstata, mais especificamente para tratar hiperplasia prostática benigna. Então, esse é o primeiro benefício da nossa lista.
O óleo de semente de abóbora contém cucurbitacinas, grupo de compostos que atuam com propriedades vermífugas, principalmente contra tênia.
As cucurbitacinas também são anti-inflamatórias, o que traz benefícios para tratamento de bexiga hiperativa, incontinência urinária e a já mencionada hiperplasia prostática benigna.
Por ser um óleo, estão presentes gorduras, e são das boas. O óleo de semente de abóbora tem ácidos graxos ômega-3, 6 e 9, que ajudam a preservar a saúde cardiovascular.
Aproveite para saber: Para que serve o ômega-6? Benefícios e como consumir
Não podemos nos esquecer dos antioxidantes presentes no óleo, na forma de carotenoides e vitaminas que viram ativos antioxidantes depois de serem absorvidos pelo organismo.
A ação dos antioxidantes é fundamental para preservar as células do corpo inteiro, por dentro e por fora. O que eles fazem é eliminar o excesso de radicais livres que são produzidos pelas próprias células, mas que as deixam doentes quando se acumulam.
Assim, junto com bons hábitos alimentares de modo geral, é possível prevenir o envelhecimento precoce e muitas doenças, inclusive câncer, e retardar doenças neurodegenerativas, como Parkinson e Alzheimer.
O óleo também contém zinco, triptofano, potássio e magnésio. Esses nutrientes são bons para a saúde cerebral, cardíaca, óssea e para fortalecer o sistema imunológico.
Comprando um bom óleo
O óleo de semente de abóbora deve ser prensado a frio e usado em temperatura ambiente, nunca aquecido.
Quando for comprar, atente-se a essa informação da prensagem a frio no rótulo, pois, se ele for aquecido no processo, perde suas propriedades medicinais.
Não é um óleo especial para o tratamento de doenças, mas sim, o que você vai usar para temperar suas saladas ou regar sobre os pratos salgados.
Esse óleo também é vendido em cápsulas, em farmácias, drograrias e lojas de produtos naturais. A dosagem deve ser conforme indicado na bula ou na receita médica.
Veja também: Conheça 6 tipos de abóbora para saber escolher melhor