O óleo de rícino provém da mamona, cujo nome científico é Ricinus communis. Essa planta produz uma semente verde, em formato de bolinha e cheia de espetinhos flexíveis, da qual se extrai o óleo. É conhecida no mundo todo e utilizada desde a época dos egípcios por seus efeitos medicinais e estéticos. Por isso é que pode-se usar óleo de rícino para barba.
Além dessa finalidade, o óleo de rícino também é utilizado como vermífugo, como analgésico, como purgante, além de ter propriedades anticancerígenas. Seu uso tópico, externo, é bom para cicatrizar a pele, para tratar herpes, feridas, acne, eczema e queimadura, além de combater calvície e de poder ser usado como hidratante.
Agora que já sabe a quantidade de benefícios que esse óleo pode proporcionar ao organismo, é hora de focar na barba, pois o seu objetivo é ter uma barba saudável e estilosa. Então confira por que e como usar óleo de rícino para barba.
Benefícios do óleo de rícino para barba
O óleo de rícino está sendo pesquisado para comprovar seus reais efeitos no crescimento da barba. Por enquanto, há apenas muitas pessoas testando e aprovando o efeito, mas a ciência ainda não deu um parecer 100% confiável.
Porém, o que se sabe é que entre as propriedades do óleo de rícino está o esqualeno, utilizado em cosméticos por seu efeito de manter a pele umedecida e hidratada. Após aplicada, essa substância fica no tecido, protegendo as células contra os radicais livres, que promovem a sua oxidação. Ou seja: ela ajuda a limpar a pele e a deixar espaço livre para o crescimento capilar.
É importante salientar, porém, que somente o uso do óleo não garante que fará a barba crescer mais. Se você deseja mesmo assim experimentar esse produto para melhorar o aspecto da sua barba e para mantê-la mais nutrida e protegida, veja agora como utilizar.
Como usar?
Há duas formas principais de utilizar óleo de rícino para barba. Uma delas é usando o óleo puro, aplicando sobre a pele e sobre a barba, na raiz dos fios, massageando e deixando agir durante a noite. Certifique-se de que sua pele e de que sua barba estão completamente limpas.
No dia seguinte é só lavar bem o rosto. Você pode aplicar esse óleo três vezes por semana em dias intercalados, se perceber que não teve qualquer reação adversa.
A segunda forma de uso é combinando o óleo de rícino com a biotina, um suplemento utilizado para estimular o crescimento da barba. Normalmente essa fórmula é aplicada ainda junto com o Minoxidil, um remédio vendido em farmácias e que é destinado exatamente para o crescimento de cabelos e de barbas.
Mas esse método só será seguro se você consultar um dermatologista para saber qual é a quantidade recomendada para o seu caso e para ter um acompanhamento profissional no caso de reações indesejadas.
Veja no vídeo abaixo as dicas do médico para estimular o crescimento da barba:
Veja também: Barba descolorida: como fazer em casa passo a passo