óleo de olibano
Crédito: Pixabay

Para que serve o óleo de olíbano e como usar

Devolva a vida à sua pele com esse óleo que está cada vez mais popular

Publicidade

O óleo de olíbano, também conhecido como franquincenso, tem se tornado mais popular entre os adeptos de métodos naturais. Durante muito tempo, a planta de onde ele é extraído era usada apenas na fabricação de incensos. No entanto, as suas propriedades medicinais, especialmente as cicatrizantes, passaram a ser cada vez mais conhecidas.

Facilmente encontrado em lojas de produtos naturais e de aromaterapia, ele tem efeitos comprovados desde a atenuação de manchas na pele até tratamento de condições como ansiedade e depressão.

Para que serve o óleo de olíbano

óleo de olíbano para que serve
Crédito: Magazine Luíza

A composição desse óleo considerado milagroso por muitos inclui vitamina C, ácido elágico, retinóides e alfa-hidroxiácidos. Por isso, é um produto que une benefícios estéticos e medicinais.

Seja puro ou misturado a outras substâncias, pode ser usado para resolver questões relacionadas a estrias, a cicatrizes e a manchas. A sua função anti-inflamatória atua para combater problemas no sistema respiratório, como tosses persistentes, bronquites e laringites. A mesma propriedade vale ainda para disfunções nos sistemas digestivo e urinário.

Publicidade

Calmante natural, auxilia ainda em momentos de extremo estresse. O uso continuado ajuda na concentração, no relaxamento e na recuperação do foco.

Benefícios

A versatilidade desse óleo essencial já ficou muito clara. Se ainda está em dúvida sobre se vale a pena recorrer ao produto, confira uma lista mais detalhadas dos seus benefícios.

1. Ameniza rugas e estrias

Graças à presença dos retinoides, o óleo de olíbano é um poderoso cicatrizante. Portanto, auxilia na regeneração da pele e ameniza lesões incômodas. Se usado como óleo para estrias, o resultado é mais notório se forem as mais recentes, de cor vermelha.

2. Reforça o tratamento da acne

Em casos mais sérios de acne, as cicatrizes no rosto são bem comuns, devido à intensidade da inflamação que gerou a acne. O óleo pode ser utilizado para atenuar as marcas, mas deve ter a liberação do dermatologista, pois não é recomendado para todos os casos.

Publicidade

3. Fortalece a raiz do cabelo

Produtos naturais são sempre uma ótima opção para o cabelo por não adicionarem mais químicos aos fios já maltratados. O óleo ajuda a revigorar a fibra capilar, eliminando problemas como ressecamento e queda.

4. Ameniza sintomas de infecções no trato urinário

Qualquer problema no sistema urinário tende a ser particularmente doloroso e tudo o que ajude a amenizar é sempre uma mais valia. Esse óleo essencial não traz a cura, mas, graças ao seu efeito anti-inflamatório, ajuda a trazer conforto a quem está em sofrimento devido a infecções.

As hemorroidas, apesar de terem ligação com o sistema digestivo e não com o urinário, também podem ser atenuadas com o uso do produto.

Publicidade

5. Possui efeito calmante

É justamente por causa do efeito calmante que já há muito tempo vem sendo usado o óleo de olíbano na fabricação de incensos. O aroma produz uma sensação de conforto instantâneo, sendo indicado para prevenir e tratar ansiedade, depressão e obsessão.

6. Alivia sintomas de problemas bucais

Dor de dente, infecções e até mau hálito. Todas essas situações ficam controladas ou mesmo resolvidas graças ao óleo e ao seu poder anti-inflamatório e adstringente.

7. Hidrata e renova a pele

A ação cicatrizante já foi mencionada, mas, além disso, ele conta com propriedades antioxidantes que regeneram as células para que elas possam rejuvenescer a pele.

Publicidade

8. Desobstrui as vias aéreas

Quem está com o nariz entupido, seja por causa de gripe ou reação alérgica, pode experimentar usar o vapor do óleo de olíbano, inalando por alguns minutos até sentir que as vias aéreas estão sendo desobstruídas.

9. Alivia dores inflamatórias

Assim como o óleo de olíbano pode ser usado para tratar problemas bucais, que são inflamações e infecções, também serve para outros tipos de inflamação. Seu poder anti-inflamatório pode ser usado para dores articulares, como artrite e gota, dores musculares, nos tendões, problemas intestinais e asma.

10. Melhora o processo digestivo

Esse poderoso óleo estimula a secreção de enzimas digestivas, relaxa os músculos, estimula a produção de urina e a formação do bolo fecal. Colocando o sistema digestivo em ordem, a pressão sanguínea melhora, o inchaço reduz e os problemas intestinais são tratados.

Publicidade

Como usar

usos do oleo de olibano
Crédito: Freepik

Tal como acontece com outros óleos essenciais, o de olíbano pode ser usado puro ou diluído em outras substâncias, desde que não anule o seu efeito. Para zelar pela saúde bucal, faça um bochecho diário de água morna com algumas gotas do produto. Isso mantém o mau hálito e outros problemas afastados.

É possível fazer um banho de assento, por exemplo, para o tratamento de hemorroidas ou de bexiga. Outro uso bastante comum é adicioná-lo ao hidratante para potencializar o efeito na pele. Nesse caso, para cada 50 gramas do creme neutro, adicione 6 gotas do óleo.

Descongestionante eficiente, umas gotas do óleo em água quente funcionam perfeitamente para problemas de obstrução nasal. Depois de inalar o vapor da mistura, você vai sentir a melhoria em pouco tempo. O mesmo processo pode ser feito para todas as outras questões que envolvem o sistema respiratório.

Publicidade

Contraindicações e cuidados a ter

Esse óleo não mostrou, até agora, efeitos colaterais perigosos. É claro que o uso excessivo pode fazer mal, então limite-se a poucas gotas por dia, seja para qualquer finalidade.

Se você tem problema de coagulação de sangue, deve falar com seu médico antes de começar a usar o óleo de olíbano, pois ele pode afinar o sangue e dificultar o estancamento de possíveis sangramentos.

Pode misturá-lo com outros tipos que também sejam essenciais, mas certifique-se de que os aromas e as propriedades combinam para que obtenha o efeito desejado.

Publicidade

Como aplicar o óleo de olíbano puro

Antes de fazer qualquer aplicação de óleo essencial na pele, aplique-o numa região pequena para ver se não há reação alérgica. E nunca aplique diretamente na pele do rosto sem recomendação médica.

Em casos de ataques de ansiedade ou exaustão, aplique uma gota no pulso e esfregue. Inale o aroma, respirando pausadamente para permitir a atuação do efeito calmante. Para acnes, estrias e outras cicatrizes, massageie uma ou duas gotas do óleo na área pretendida. Repita o processo duas vezes por dia, pela manhã e pela noite, até obter resultados.

E dá para fazer muito mais com esse óleo multifuncional. Veja outras sugestões no vídeo abaixo:

Publicidade

PODE GOSTAR TAMBÉM