Quando você começa a entrar no universo da jardinagem, logo percebe que precisa lidar com os vários tipos de pragas que podem atacar as suas plantas. Para resolver o problema existem diversos tipos de pesticidas, alguns químicos e outros naturais. A escolha vai depender do tipo de planta. Se for comestível, por exemplo, é melhor usar produtos como o óleo de neem, que é natural vai manter sua horta orgânica. Saiba mais sobre esse óleo e como usá-lo no cuidado das suas plantas.
Para que serve o óleo de neem?
O óleo de neem é um produto natural e biodegradável, vendido nas floriculturas e lojas de jardinagem, que serve como pesticida natural para as plantas. Ele é extraído das sementes dos frutos da árvore neem, originária da Índia, onde é usado há milhares de anos por conta das suas propriedades, não só fungicidas para plantas, mas como medicinais e terapêuticas.
Indicações de uso
O óleo de neem pode ser usado no combate de pulgões, cochonilhas, tripes, mosca branca, percevejo, mosca da fruta, lagartas, pulgas e carrapatos e outras pragas que podem atacar suas plantinhas. Pode usar nas plantas ornamentais ou na sua horta orgânica, dentro ou fora de casa.
É tóxico?
Não. Pode usar o óleo de neem sem medo no combate às pragas, pois ele não faz mal para as pessoas nem para os animais domésticos e os polinizadores das plantas.
Como o óleo de neem atua nas pragas?
Esse óleo possui nove princípios ativos para cumprir com sua missão de matar as pragas. Entre esses princípios está a azadiractina, que tem quatro ações sobre a praga:
- Impede a praga de se alimentar da planta;
- Impede a praga de crescer;
- Impede a praga de se reproduzir;
- Repele a praga.
Como usar óleo de neem nas plantas
Você pode usar esse óleo para prevenir que as pragas apareçam ou para combater pragas já existentes.
Se optar por usar o óleo para controlar uma infestação de pragas que está atacando suas plantas, a aplicação deve ser feita uma vez por semana.
Se a intenção for prevenir que as pragas ataquem, pode aplicar o óleo a cada quinze dias ou uma vez por mês.
A forma de uso é borrifando sobre a planta, a cerca de 30 centímetros de distância, molhando todas as partes da planta. Não precisa deixá-la encharcada, mas molhe tudo.
Essa aplicação deve ser feita em horários sem sol, seja bem no começo da manhã, depois que o sol se pôr ou em dias nublados. Se o óleo for aplicado quando bater sol nas plantas, elas poderão ficar manchadas.
Se você comprar o óleo concentrado, deverá diluir em água e colocar em um borrifador. A quantidade de água para cada porção de óleo vem recomendada na embalagem. Mas, também existem produtos prontos para uso, já diluídos e no borrifador, que só precisa agitar e aplicar.
Veja também: diferentes inseticidas naturais para as plantas