O hibisco é uma planta usada no mundo todo por causa dos seus excelentes efeitos medicinais. Normalmente ele é comprado em forma das flores em botões secos e usado para fazer chá, mas também é possível fazer óleo de hibisco caseiro e obter seus benefícios para o crescimento dos cabelos e para a saúde da pele. Veja como fazer a receita.
Como fazer óleo de hibisco caseiro: passo a passo
Essa receita é especificamente para usar nos cabelos e na pele, não para ingerir. Só vai precisar de três ingredientes. Veja quais são.
Ingredientes
- Flor de hibisco seca: 100 gramas;
- Óleo de rícino: 120 mililitros
- Óleo de coco: 50 mililitros.
Modo de preparo
1. Para fazer o óleo de hibisco você precisa colocar todos os ingredientes em um frasco de vidro pequeno, fechar bem, chacoalhar para misturar e deixar guardado por uma semana antes de usar.
Benefícios do óleo de hibisco
Os benefícios que você verá a seguir são relacionados à saúde dos cabelos e da pele, já que o óleo não deve ser ingerido. Se fosse fazer na forma de chá para beber, haveria ainda muitos outros benefícios a relacionar, como:
- Diurético;
- Anti-inflamatório;
- Emagrecedor;
- Protetor do fígado;
- Digestivo;
- Controlador da pressão alta.
Mas agora veja o que a versão do hibisco em óleo pode proporcionar à pele e aos cabelos:
1. Acelera o crescimento dos cabelos
As propriedades do hibisco que ajudam a controlar a queda e acelerar o crescimento dos cabelos são a combinação de vitaminas A e C, além do ferro, dos aminoácidos. Ele estimula os folículos pilosos e a produção de colágeno, ajudando os fios a crescerem mais fortes e saudáveis.
2. Ajuda a tratar inflamações da pele
Pelo fato de ter efeito hidratante e anti-inflamatório, o óleo de hibisco é uma opção para aplicar sobre inflamações da pele, ajudando a tratar e a cicatrizar.
3. Rejuvenesce a pele e os fios de cabelo
O hibisco tem um grande efeito antioxidante, o que quer dizer que ele promove a renovação das células, incluindo as da pele e do couro cabeludo. Sendo assim, ele beneficia a saúde da pele, previne rugas, manchas e ainda acelera o crescimento do cabelo.
Como usar para acelerar o crescimento do cabelo?
A receita que você viu anteriormente é usada para acelerar o crescimento dos cabelos, além do seu uso na pele. Não somente por causa das propriedades do hibisco que ele funciona, mas o óleo de rícino para os cabelos também tem efeitos positivos, assim como o óleo de coco. Eles têm a função de hidratar os fios, prevenir a queda, devolver o brilho e engrossar.
Então, para ter todo o efeito dessa poderosa combinação de ingredientes você só precisa aplicar esse óleo no couro cabeludo, massageando bastante.
Depois aplique também um pouco no comprimento do cabelo, faça um coque e deixe agir por algumas horas. Lave normalmente com xampu, condicionador e água morna até remover totalmente o óleo.
Volte a fazer o procedimento três vezes por semana e aguarde pelos resultados.