O uso de óleos vegetais é cada vez mais comum, principalmente entre os veganos e aqueles que preferem alternativas naturais e saudáveis para cuidar da saúde e da beleza. Mas tantas opções deixam a dúvida: é melhor usar óleo de coco ou óleo de babaçu?
Entenda as características e benefícios de cada um e saiba qual a diferença entre eles.
Óleo de coco
O óleo de coco é uma verdadeira febre entre famosas e blogueiras, entre elas a modelo Yasmin Brunet, que ajudou a popularizar o produto. Também chamado de azeite de coco, é rico em ácidos graxos de cadeia média, considerados gorduras saudáveis.
Existe em três versões principais: o óleo virgem, extraído através de processamento seco da polpa ou emulsão de água e óleo através das proteínas; o óleo refinado, feito a partir da pressão do coco seco; e o óleo hidrogenado, para evitar que derretam em climas quentes como os outros tipos.
Seu uso na gastronomia e na indústria cosmética se tornou mais comum nos últimos anos, mas o sucesso na escolha do óleo de coco ou óleo de babaçu se deve aos benefícios para a saúde associados ao produto.
O teor de gordura saturada é de 87%, e diferente de outros tipos de óleos vegetais, como milho ou soja, o óleo de coco mantém sua estrutura intacta quando aquecida. Os outros são convertidos em compostos tóxicos para o organismo.
Os ácidos graxos, inclusive, são rapidamente absorvidos pelo corpo e não se transformam em gordura acumulada, pelo contrário: aumenta o gasto de calorias! Além disso, melhora os níveis de colesterol bom (HDL), reduz o risco de problemas cardíacos e dá sensação de saciedade. Tudo isso, é claro, faz bem à saúde e ainda te ajuda a perder peso.
Entre outros benefícios associados ao óleo de coco estão:
- Função antibacteriana, que combate infecções e cuida da saúde bucal;
- Alívio de irritações e coceira na pele, pois é anti-inflamatório;
- Pele e cabelo mais hidratados;
- Fonte de energia para o cérebro, graças aos ácidos graxos;
- Neutraliza os radicais livres que provocam câncer e envelhecimento precoce;
- Remove a maquiagem com eficácia;
- Atua como desodorante natural, pois combate as bactérias que provocam mau odor.
No entanto, é bom frisar que na briga entre óleo de coco ou óleo de babaçu o primeiro já foi considerado “veneno” e “um dos piores alimentos que você pode comer” por uma especialista da Universidade de Harvard.
A Organização Mundial da Saúde (OMS) e Serviço Nacional de Saúde do Reino Unido (NHS) já fizeram alertas semelhantes. Tudo porque a gordura saturada, excessivamente encontrada no óleo de coco, está associada a doenças cardíacas, diabetes e alguns tipos de câncer.
Óleo de babaçu
O babaçu é uma espécie de palmeira cujos frutos contém sementes oleaginosas, das quais é extraído o óleo de babaçu. De gosto levemente amendoado, é usado para fins culinários, cosméticos e há estudos científicos para que um dia possa ser usado como biocombustível.
Entre o óleo de coco e óleo de babaçu, o segundo contém maior índice de saponificação, o que o torna o mais apropriado entre os óleos vegetais para fabricação de cosméticos. É rico em gordura saturada e tem elevado teor de ácido láurico (mais de 50%), também presente no óleo de coco.
Rico em vitamina E, é um poderoso aliado na luta contra radicais livres, que provocam o envelhecimento precoce, alguns tipos de câncer e doenças degenerativas como Alzheimer. Assim como o óleo de coco, melhora o funcionamento do metabolismo e dos níveis de colesterol bom, além de fortalecer a função cerebral e controlar o nível de glicose no sangue.
Se para a saúde o óleo de babaçu é bom para a beleza ele é ainda melhor! Veja seus benefícios:
- Ajuda no tratamento da acne, pois reduz a inflamação e acelera o processo de cicatrização;
- Hidrata pele e cabelo sem aumentar a oleosidade;
- Fortalece as unhas e prepara as cutículas;
- Trata irritações no couro cabeludo, como caspa e seborreia.
O ácido láurico também reforça o sistema imunológico e equilibra a flora intestinal, prevenindo problemas como prisão de ventre e diarreia.
Qual o melhor?
Ambos os óleos têm propriedades muito semelhantes, com poucas diferenças na composição e uso. O óleo de babaçu contém mais ácido láurico que o óleo de coco, que tem cerca de 45%, mas em compensação o óleo de coco é rico em ácidos graxos altamente benéficos para a saúde.
Comercialmente, é mais fácil encontrar o óleo de coco do que o de babaçu, mas ele também custa mais caro. Os dois podem ser usados para cozinhar ou cuidar da beleza, mas o de babaçu penetra com mais rapidez na pele e tem odor mais suave, além do índice maior de saponificação.
A dica, portanto, é intercalar o uso dos dois produtos, ou optar pelo qual você prefere o sabor e se adapta melhor. A pele, cabelo e saúde sempre sairão ganhando, independente se optar por óleo de coco ou óleo de babaçu