Menu

Benefícios de usar óleo de coco na vagina – e como usar

Esse óleo natural tem um pH adequado para a região íntima, servindo como um bom hidratante, lubrificante e mais

Crédito: Freepik

Publicidade

O óleo de coco é um produto 100% natural que vale a pena ter em casa porque tem diversos usos. Além de usá-lo na cozinha para preparação de pratos doces e salgados, ele está presente em muitas receitas caseiras para hidratação do cabelo e da pele, inclusive para a região íntima.

Veja também: Receita de desodorante natural com óleo de coco

Para que serve usar óleo de coco na vagina?

O óleo de coco tem em sua composição hidratantes naturais, como o ácido caprílico e o ácido láurico, que ajudam a manter a região vaginal lubrificada e hidratada. Isso é ótimo para mulheres que estão com secura vaginal devido à menopausa e ao tratamento contra o câncer de mama.

Esse óleo também atua como fungicida e bactericida, ajudando no controle do pH vaginal. Por isso, pode ser usado junto com o tratamento médico para infecções por fungos e bactérias, como a candidíase.

Publicidade

Como usar óleo de coco na vagina?

A forma de uso do óleo de coco na vagina vai depender do seu objetivo. Veja as opções.

Para lubrificação devido à secura vaginal

No caso das mulheres que têm secura vaginal como um sintoma da menopausa ou do tratamento para o câncer, o óleo pode ser usado como lubrificante na hora da relação sexual. Basta aplicar uma pequena quantidade no interior da vagina para não ter incômodo, seja na masturbação, na penetração ou no uso de brinquedos sexuais.

Para tratamento de infecções

Se estiver com uma infecção por fungos ou bactérias, o óleo pode ser usado em conjunto com o tratamento recomendado pelo ginecologista, pois como é natural, não vai interagir de forma negativa com os medicamentos.

Uma das formas de uso é congelar o óleo de coco em forminhas de gelo. À noite, antes de dormir, corte um filete do óleo de coco no tamanho e formato de um supositório, e coloque dentro da vagina. Ele deve estar congelado para que você consiga introduzir. Deixe agindo durante toda a noite.

Publicidade

Essa forma de uso não deve ser feita caso você já esteja usando alguma pomada vaginal de aplicação interna para combater a infecção. Nesse caso, pode apenas passar um pouco de óleo na região externa para aliviar os sintomas nos primeiros dias de tratamento.

Para hidratação diária

No dia a dia, você pode aplicar um pouco de óleo de coco, líquido ou sólido, em toda a vulva (parte externa da vagina). Aplique depois do banho, como um creme hidrante mesmo, só para manter a região sempre hidratada e saudável. Não aplique internamente sem que haja necessidade, como nos casos mencionados acima (para infecção ou lubrificação na hora do sexo).

Veja também: Tratamentos com óleo de coco para um corpo mais bonito e saudável

Publicidade

Qual óleo de coco escolher?

Qualquer tipo de óleo de coco 100% puro pode ser escolhido. Os tipos fracionados têm um cheiro mais suave, caso não goste do aroma forte de coco. Mas, a versão extravirgem deslizam melhor e podem trazer um resultado mais eficiente para a lubrificação.

Tem contraindicações?

Nunca use o óleo de coco como lubrificante diretamente na camisinha. O óleo pode degradar o látex da camisinha, e assim há o risco de perder a sua função de proteção contra gravidez e transmissão de doenças.

Veja também: Como usar óleo de coco no cabelo

Sair da versão mobile