Com tantas opções de óleos vegetais para usar é bom conhecer um pouco mais sobre cada um para fazer a escolha ideal. Dessa vez conheça o óleo de cártamo, extraído das sementes de uma planta popularmente chamada de açafrão-bastardo. Ele pode ser usado para cozinhar e como suplemento alimentar e existe uma questão pertinente se óleo de cártamo emagrece. Veja se é verdade e como utilizá-lo.
Óleo de cártamo emagrece mesmo?
Pelo fato de ser um óleo, o cártamo possui uma boa quantidade de calorias. Em uma colher de sopa são 120 calorias, correspondente a 6% de uma dieta com 2 mil calorias. Mas existe diferença entre o óleo para cozinhar e as cápsulas para usar como suplemento, que devem ser preferencialmente usadas se o objetivo for estimular o emagrecimento.
Sozinho, o óleo de cártamo não faz emagrecer. O que acontece é que ele possui propriedades que favorecem o emagrecimento quando você leva uma rotina de alimentação saudável, prescrita por nutricionista, e pratica exercício físico regularmente. Veja quais são as propriedades benéficas.
O óleo de cártamo é rico em ômega-6 e 9, sendo que para emagrecer eles são muito importantes, mas para isso devem estar equilibrados também com os níveis de ômega-3. Esses três ômegas trabalham juntos pelo emagrecimento, e quando há mais ômega-6 do que 3 no organismo, começam problemas inflamatórios.
O cártamo é um inibidor do cortisol, o hormônio que libera o estresse e, muitas vezes, estimula a ansiedade para comer além do necessário. Também ajuda a eliminar a gordura visceral, que é a mais perigosa, mas claro, sempre junto da prática de atividade física.
Outro fator que faz com que o óleo de cártamo favoreça o emagrecimento é o seu poder de acelerar o metabolismo, o que ajuda na queima de calorias.
Como tomar óleo de cártamo para emagrecer?
A primeira e mais importante recomendação é que você consulte seu médico antes de começar a tomar o óleo de cártamo para emagrecer ou melhorar a saúde. Isso porque podem haver restrições, de acordo com o seu estado de saúde. Além do mais, cada pessoa necessita de dosagens diferentes.
Mas de modo geral, uma boa forma de fazer uso é tomar o óleo e cápsulas, antes e depois do exercício físico ou antes do almoço e do jantar, pois ajuda a quebrar a gordura que precisa ser eliminada.
Tomar o óleo antes de uma refeição saudável é bom porque ele aumenta a sensação de saciedade, física e psicologicamente, fazendo você se sentir satisfeito mais rápido e por mais tempo.
Outros benefícios do óleo de cártamo
Agora que você já sabe que o óleo de cártamo emagrece, quando utilizado dentro das condições adequadas, saiba que essas propriedades mencionadas do óleo acabam agindo também em benefício de outros sistemas do corpo. Afinal de contas, o organismo trabalha com conjunto. Cada ação gera muitas reações. Sendo, assim, o óleo também é bom para:
- Impedir o acúmulo de colesterol ruim nas paredes as artérias;
- Controlar o diabetes tipo 2;
- Ajudar na renovação das células por ser rico em antioxidantes;
- Contribuir com uma pele rejuvenescida;
- Ajudar a combater a celulite;
- Promover a redução da calvície.
Fale com seu médico para saber qual a quantidade ideal de óleo que pode usar, de acordo com o objetivo que deseja alcançar.
As dicas deste artigo não substituem a consulta ao médico. Lembre-se que cada organismo é único e pode reagir de forma diferente ao mencionado. E para obter os resultados mencionados também é preciso aliar a uma vida e alimentação saudável e equilibrada.