Quando você pensa em fazer dieta, a primeira coisa que vem à cabeça é cortar o máximo de gordura possível da sua alimentação, não é? Isso nem sempre está correto, ou melhor, ao invés de cortar gordura, você pode substituir por uma gordura adequada e que faça bem à saúde. Um bom exemplo para substituir a gordura que você usa atualmente é o óleo de amendoim.
7 benefícios do óleo de amendoim para a saúde
Dificilmente, quando você pensa no amendoim, te vem o óleo dele à mente. Normalmente você pode pensar em todos os doces e sobremesas que levam o amendoim como principal ingrediente, ou os chás, a pasta de amendoim e em muitas outras coisas. Hoje você vai descobrir alguns dos muitos benefícios que ele pode trazer a sua saúde.
Mantém a saúde do coração
Assim como alguns outros óleos vegetais, esse óleo contém ácidos graxos monoinsaturados. Esse ácido aumenta os níveis do colesterol bom no sangue e ajuda a reduzir o colesterol ruim. Dito isso, ele diminui o risco do desenvolvimento das doenças cardíacas.
Reduz a pressão arterial
Também traz um nutriente chamado resveratrol, que age contra o hormônio causador da contração dos vasos sanguíneos e artérias. Isso faz com que a pressão sanguínea seja diminuída, reduzindo assim o risco de problemas cardiovasculares.
Ajuda a saúde da pele
É rico em vitamina E, que é essencial aos seres humanos. Esta vitamina é muito importante para a saúde da pele, por exemplo. Ela previne rugas, manchas e o envelhecimento precoce, além de evitar o aparecimento de cravos e acne.
Fortalece o sistema imunológico
O resveterol, além de controlar a pressão, também melhora o seu sistema imunológico, produzindo células brancas. Assim lhe mantém longe de infecções virais e fúngicas.
Regula o intestino
Assim como outros óleos vegetais, tem uma leve ação laxante quando consumido isoladamente. O consumo de uma colher de sopa em jejum pode acabar rapidamente com a prisão de ventre. Lembrando que não se deve abusar dessa propriedade, pois pode prejudicar o ritmo natural do seu intestino.
Aliado contra a diabete
Se você tem diabetes, consumir esse óleo na alimentação diária traz muitos benefícios, pois melhora o nível de insulina no corpo. O óleo de amendoim diminui a glicose no sangue e ajuda a controlar os níveis de açúcar.
Alivia dores nas articulações
Com propriedades anti-inflamatórias e analgésicas, ele pode ser aplicado nas articulações para aliviar dores. Você pode aquecê-lo e espalha-lo sobre o local dolorido; faça uma massagem no local e verá que a dor aliviará.
É bom para cabelos?
Sim, é muito bom! Ele pode trazer diversos benefícios à saúde capilar também graças às vitaminas presentes. Dentre esses benefícios, os principais são:
- Hidratação;
- Reduz descamação (caspa);
- Regenera os fios danificados;
- Ajuda a controlar a queda;
- Aumenta a quantidade de vitaminas A, D e E;
- Reduz a perda de proteína capilar;
- Engrossa o cabelo;
- Auxilia o crescimento;
- Dá brilho aos fios.
Como fazer óleo de amendoim caseiro
Como muitos outros produtos, optar por fazer a versão caseira dele pode ser muito vantajoso. É super fácil de fazer, além de ser uma boa opção caso você não encontre à venda.
Ingredientes
Amendoim: 3 xícaras de chá (sem casca);
Água morna: 3 colheres (sopa).
Modo de Preparo
- Coloque os ingredientes no liquidificador e bata bem até obter uma mistura homogênea;
- Coloque a mistura em uma tigela e cubra;
- Leve à geladeira por 24 horas;
- Passado esse tempo, use uma peneira para separar o óleo das partes sólidas;
- Guarde-o em um vidro com tampa na geladeira.
Receita de máscara revitalizante
Para usufruir da capacidade hidratante desse óleo, siga esta receita de máscara capilar caseira.
Ingredientes
Óleo de amendoim: 1 colher (sopa);
Gema de ovo: 1 gema;
Iogurte natural: 6 colheres (sopa).
Modo de preparo
- Bata os ingredientes no liquidificador até formar um creme;
- Lave o cabelo com xampu e aplique a máscara;
- Deixe agir por 5 minutos e depois lave com água morna;
- Utilize-a até duas vezes por semana.
Como usar
Seu uso é subjetivo e deve ser feita moderadamente para uma alimentação saudável e com o intuito de emagrecimento. O recomendável para o consumo diário é de uma colher de sopa, que é equivalente a 108 calorias. Porém nada melhor do que consultar um médico ou nutricionista para uma quantidade personalizada.
Ele pode ser adicionado ao preparo dos alimentos e também no tempero de saladas, por exemplo; sua cor, sabor e cheiro não causam nenhuma alteração nos alimentos.
Veja também: Cocada de amendoim