Os óleos essenciais e óleos vegetais caseiros são muito utilizados para tratar da pele e do cabelo. Eles hidratam, nutrem e promovem a maciez. Uma das receitas que é ótima para essas duas finalidades é o óleo de alecrim caseiro. Aprenda a fazer e veja o que esse ingrediente oferece de bom também para outras partes do corpo.
Veja também: como fazer sabonete de alecrim para a pele
Como fazer óleo de alecrim caseiro passo a passo
Fazer o óleo de alecrim em casa é simples, só vai precisar de dois ingredientes. É uma forma de economizar e de ter em casa um produto natural, o qual você conhece a procedência e os componentes.
1. Separe os ingredientes
Para fazer esse óleo, vai precisar de 250 ml de azeite de oliva, de preferência extravirgem, que é mais puro. Também vai precisar de 4 ramos de alecrim fresco.
2. Prepare a mistura
Primeiro, lave as folhas de alecrim e espere que sequem. Em seguida, coloque o azeite em uma panela e leve ao fogo por 3 minutos. Adicione o alecrim, espere murchar e desligue o fogo.
3. Tempo de descanso
O próximo passo é transferir o alecrim e o azeite para um frasco de vidro bem limpo e seco. Tampe e deixe armazenado em local seco e arejado por 1 semana.
4. Pronto para uso
Passado o tempo de 1 semana, o alecrim e o azeite estarão bem incorporados, então o seu óleo de alecrim caseiro estará pronto para uso.
Para que serve o óleo de alecrim caseiro?
Depois de fazer o seu óleo caseiro é só aproveitar os benefícios que ele vai trazer, de acordo com a forma de uso.
Aromaterapia
Você pode usar o óleo para aromatizar ambientes ou fazer massagens, aproveitando o aroma que atua estimulando o relaxamento, o bem-estar e as dores musculares. Na aromaterapia esse óleo também é bom para a memória.
Melhora a respiração
Quem sofre com problemas respiratórios, como asma, pode se beneficiar usando o óleo para fazer massagens na região do tórax todos os dias antes de ir dormir. Ele ajuda a abrir as vias aéreas.
Melhora a circulação
As massagens com óleo de alecrim caseiro fazem bem para a circulação do sangue, ajudando a melhorar problemas vasculares junto com o devido tratamento médico para cada tipo de problema.
Bom humor
O alecrim é popularmente chamado de erva da alegria, pois ele ativa neurotransmissores que causam a sensação de bem-estar. A forma de uso para essa finalidade é a massagem, o banho com umas gotas do óleo e o aroma, colocando um pouco de óleo em um difusor.
Faz bem para o cabelo
Por ter ação anti-inflamatória, bactericida e antioxidante, esse óleo ajuda no tratamento de problemas do couro cabeludo. Mesmo assim, antes de iniciar um tratamento caseiro, consulte um dermatologista para ter o diagnóstico correto do problema a ser tratado.
Por ser um estimulante da circulação sanguínea, esse óleo também pode contribuir com o crescimento prolongado dos fios. Ele pode ser aplicado diretamente no cabelo seco fazendo uma umectação.
Melhora a pele
Da mesma forma que o alecrim atua no cabelo ele age sobre a pele, ajudando no tratamento de feridas infeccionadas e inflamadas. Ele pode ser diluído em um pouco de água morna e aplicado diretamente sobre a ferida, também como compressa.
Se não for para tratar feridas, e sim para deixar a pele mais macia e com a cor mais homogênea, o óleo poder ser aplicado puro, massageando sobre a pele e não precisa remover logo depois.
Conheça mais uma forma bem simples de preparar óleo de alecrim caseiro e usar nos cabelos: