Hábitos relacionados a falta de higiene são só alguns dos fatores que facilitam o aparecimento de problemas bucais como tártaro e a proliferação de bactérias que resultam no surgimento do mau hálito.
Enxaguantes bucais industrializados ajudam a diminuir as chances de surgirem problemas na boca, mas, muitas vezes custam uma fortuna e podem não ser a melhor alternativa para quem busca uma vida mais saudável, com menos alimentos e produtos artificiais.
A medicina alternativa pode auxiliar na desintoxicação e na saúde oral de forma natural.
O “oil pulling”, que em tradução livre, seria algo como “enxágue com óleo vegetal”, consiste na aplicação de óleos antibacterianos com a finalidade de eliminar o tártaro, o mau hálito e problemas como a gengivite.
E como funciona esse enxágue bucal com óleo?
Consiste na aplicação de óleos vegetais como o de girassol, coco e o azeite de oliva, para ajudar na saúde bucal.
O mais eficaz deles é o óleo de coco, cujos ácidos graxos e compostos antibacterianos reduzem ao máximo a presença de micro-organismos.
Este produto orgânico atua contra a bactéria Streptococcus mutans, principal responsável pela erosão dental e outros incômodos bucais, através da sua ação antibacteriana e anti-inflamatória.
Basta fazer bochecho com uma colher do produto, de três a cinco minutos.
Quais são os benefícios?
Seu uso regular proporciona importantes benefícios como:
- Evita as doenças nas gengivas e na boca;
- Contém substâncias anti-inflamatórias que são úteis para a prevenção e o tratamento da gengivite;
- Possui ação inflamatória;
- Diminui os resíduos das bactérias que alteram o pH da boca;
- Atua contra as cáries e os sangramentos nas gengivas;
- Combate a dor na mandíbula;
- Evita as infecções, a inflamação e a dor;
- Pode ser utilizado como complemento no tratamento da articulação temporomandibular (articulação que permite a movimentação da mandíbula inferior);
- Reduz o mau hálito;
- Clareia os dentes;
- Diminui a presença de bactérias na língua e neutraliza a halitose;
- Reduz as manchas amarelas que se formam na superfície dos dentes em virtude do acúmulo de tártaro e restos de alimentos;
Mais dicas:
Muitas pessoas combinam o óleo de coco com o bicarbonato de sódio, criando uma espécie de creme dental caseiro com ação branqueadora. Mas, é muito importante tomar cuidado com essa prática pois, quando utilizada em excesso, acaba por corroer o esmalte que protege os dentes.
Detalhe importante: o óleo de coco se solidifica no frio, por isso fique atento ao lugar onde vai descartá-lo após o bochecho.
É recomendado fazer o enxague pela manhã, antes e depois das refeições, mas pode ser feito a qualquer momento que você desejar.
Você pode fazer com um pouco de água morna, assim evita a sensação engordurada do óleo.
E que tal começar o hoje mesmo? Gostou? Então compartilha!
Importante: as dicas do site não substituem uma consulta ao médico!