Menu

Como fazer o óleo de babosa: trate os dentes, couro cabeludo, picadas dos insetos e dores

Aprenda a receita e saiba todos os benefícios que ele traz para sua saúde!

Publicidade

Por si só, óleo de babosa não é um óleo puro verdadeiro. Ele é preparado através de uma mistura da planta babosa com um óleo gordo. O óleo desta planta contém, basicamente, as propriedades da babosa, a partir da qual é extraído. No entanto, uma vez que é combinado com um óleo transportador, as suas propriedades nutricionais podem ser aumentadas ou reduzidas.

A maioria dos benefícios para a saúde prestados pela babosa vem das suas folhas carnudas, que retêm água – especificamente, a baba rica em nutrientes, extraída a partir delas. Geralmente, as folhas ou a baba é que são usadas para criar o óleo.

A babosa é uma planta perene e próspera em ambientes quentes e áridos. Mais especificamente, é comum encontrá-la no norte de África, nas Ilhas Canárias, na região do Mediterrâneo, na Austrália e em algumas áreas dos Estados Unidos.

Os registros históricos mostram que a babosa foi um componente importante na medicina erval. Por exemplo, o Ebers Papyrus do Antigo Egito e De Materia Medica por Dioscorides mencionam o uso de babosa. Os antigos egípcios valorizavam a planta e usavam-na como tratamento para infecções, erupções cutâneas e queimaduras, referindo-se a ela como a “planta da imortalidade”.

Publicidade

Outros povos, como os árabes, gregos e espanhóis, usavam a babosa para ajudar a reduzir a transpiração e eliminar o odor corporal. Além disso, os missionários espanhóis, muitas vezes, levavam babosa com eles, para ajudar a tratar os doentes.

Usos do óleo de babosa

Babosa é comumente usada em cosméticos, alimentos e indústria de bebidas. Ela é amplamente utilizada em produtos de cuidado pessoal, tais como bálsamos para os lábios, loções e outros tratamentos para a pele.

É claro que, a planta da babosa por si só, é também um agente da pele popular. Algumas pessoas usam o seu gel para aliviar a coceira, acelerar a cicatrização de feridas e como um produto hidratante. Outros usos do óleo de babosa incluem:

  • Óleo de massagem: devido à sua capacidade para aliviar a dor e inflamação.
  • Óleo de aromaterapia: as aromaterapeutas, muitas vezes, misturam o óleo de babosa com outros óleos transportadores, a fim de fazer uso da sua cura e atividades de rejuvenescimento.
  • Produto para cabelo: ele pode ser usado como um condicionador, para tratar do couro cabeludo seco e caspa.
  • Tratamento para picadas de insetos: este óleo vegetal também pode ser utilizado para tratar edemas e inflamações causadas por picadas de insetos, de abelhas e vespas.
  • Produto de cuidado dentário: os nutrientes da babosa têm sido importantes para auxiliar notratamento da doença periodontal. Usado como um óleo de massagem para as gengivas e dentes, ele pode ajudar a reduzir o risco de cáries, placa bacteriana e até mesmo gengivite.

Composição do óleo de babosa

Muitos dos compostos benéficos do gel de babosa são transferidos para o óleo, durante a sua fase de produção. Nutrientes que você pode obter a partir do gel e óleo incluem:

Publicidade
  • Vitaminas C, A (betacaroteno), E (alfa-tocoferol), B1, B2, e B6 (colina e ácido fólico)
  • Minerais: a planta da babosa é conhecida por absorver os nutrientes do solo.Assim sendo, pode fornecer ferro, cobre, magnésio, cálcio, manganês, sódio e potássio.
  • Aminoácidos: existem 20 aminoácidos no óleo de babosa, bem como 7 dos 8 aminoácidos essenciais.
  • Antraquinonas: tais como a emodina da babosa, aloína e éster do ácido cinâmico.Estes têm sido conhecidos por terem efeitos antivirais.
  • Compostos lipídicos: tais como ácido araquidônico, ácido gama linoleico e outros fotos-esteróis.
  • Polissacarídeos: são moléculas de hidratos de carbono com propriedades benéficas.Elas têm sido associadas ao tratamento de tumores e câncer, diabetes e função imunológica.

Benefícios da babosa

  • Dado que o óleo de babosa contém as propriedades saudáveis da planta original, ele possui propriedades anti-inflamatórias, antibacterianas, antivirais, antifúngicas,antioxidantes e atividade adstringente.
  • Como o gel de babosa, o seu óleo também é conhecido pela sua capacidade de promover a saúde da pele.Ele ajuda a curar a pele de forma rápida, devido às suas propriedades antioxidantes. Usar babosa para tratar pequenos cortes e feridas também é recomendado.
  • O óleo de babosa é um bom substituto para hidratantes químicos.A longa lista de antioxidantes da planta, incluindo betacaroteno e vitaminas C e E, podem manter a sua pele macia e firme. Ele pode ajudar a prevenir o aparecimento de linhas finas, rugas e estrias.
  • A babosa é conhecida para combater a acne, graças à sua capacidade de reduzir inflamações da pele, bolhas e coceira.
  • Atualmente, a babosa é usada para tratar problemas comuns da pele como psoríase, eczema e erupções cutâneas.Além disso, a sua natureza calmante torna-a adequada para tratar e aliviar a dor causada por herpes.
  • Esta planta também é um agente que cuida do cabelo eficazmente.Além de tratar a caspa e o couro cabeludo seco, a planta também pode promover o crescimento do cabelo e manter as suas mechas fortes. Quando adicionado ao óleo de melaleuca, o óleo de babosa pode ser útil contra infecções fungicidas do couro cabeludo.
  • As pessoas comartrite também podem desfrutar de alívio da dor com babosa. Aplique topicamente sobre as articulações dolorosas para ajudar a reduzir a inflamação.

Receita de óleo de babosa

Confira a receita com a babosa para acabar com rugas, manchas e estrias.

Ingredientes e material necessário:

  • Gel de babosa: 100 gramas (retirado a partir da planta ou de uma loja);
  • Óleo de coco virgem: 110 gramas, em estado sólido (pode endurecer na geladeira);
  • Óleo essencial de rosa mosqueta: 2 a 3 gotas.

Preparação:

1. Bata o gel da babosa (pode extraí-lo corretamente se você usar uma folha fresca), com o óleo de coco numa tigela, até tudo ficar bem misturado;

2. Adicione o óleo essencial de rosa mosqueta.

Uma vez que tenha esfriado, você pode começar a usá-lo. Esfregue-o no seu corpo, braços, pernas, costas ou no peito, como um agente hidratante ou para relaxar.

Publicidade

Guarde o óleo num lugar fresco e seco, durante cerca de 2 semanas.

Dica: Se, ao fazer a receita, notar que está muito grosa e difícil de misturar, pode adicionar umas gotas de azeite de oliva.

Como funciona o óleo de babosa?

Como mencionado, este óleo contém a maioria das propriedades nutricionais da baba desta planta. É seguro para aplicação tópica, como um hidratante da pele ou como um óleo de massagem. Maximize os seus benefícios, usando o produto logo depois de tomar banho ou ducha. Assim, a sua pele úmida vai absorver o óleo de forma mais eficaz.

Publicidade

Você também pode adicionar o óleo de babosa em produtos de cuidados pessoais, tais como sabonetes, xampus, hidratantes labiais, cremes dentais e produtos para a pele. Experimente com diferentes produtos, mas é aconselhável primeiro procurar a ajuda de um aromaterapeuta profissional.

É seguro este óleo?

Se você está a usar o óleo de babosa na sua pele, é melhor ser meticuloso na escolha do produto. Lembre-se que a sua pele é muito absorvente e irá reter tudo aplicado nela – incluindo produtos químicos e ingredientes artificiais. Verifique sempre se o produto é orgânico ou não.

Algumas pessoas recomendam tomar o suco de babosa, gel e óleo oralmente, por causa dos seus benefícios digestivos. Contudo, mesmo que estes produtos sejam comprovadamente seguros para o consumo, você deve ser cauteloso a ingeri-los e procurar aconselhamento profissional. Eles podem induzir diarreia, náuseas e vômitos em algumas pessoas, por isso tenha cuidado.

Publicidade

Para estar mais seguro, não ingira óleo de babosa, uma vez que não é um óleo puro. É misturado com um óleo transportador, que pode não ser seguro para consumo. Isso pode aumentar as quantidades de certos compostos, que podem tornar-se tóxicos em grandes concentrações.

Veja também: Como usar babosa nos olhos: receitas calmantes e rejuvenescedoras

Efeitos colaterais do óleo de babosa

Esteja sempre do lado da cautela quando utilizar o óleo de babosa, uma vez que este pode gerar reações alérgicas em certas pessoas. Para verificar se há uma reação alérgica a este óleo, você pode fazer um teste de pele ou aplicar uma gota de óleo numa pequena área da sua pele.

Publicidade

Os compostos da babosa podem interagir com certos remédios, tais como, laxantes, medicação para diabetes e diuréticos. A diarreia induzida pela planta pode reduzir os níveis de potássio do seu corpo, o que eventualmente vai afetar a potência de certos medicamentos.

Como acontece com qualquer óleo de ervas, consulte um profissional de aromaterapia ou médico, antes de usar o óleo de babosa, especialmente quando você estiver usando qualquer medicação, estiver grávida ou amamentando.

Antes de realizar os procedimentos, faça um teste em sua pele para saber se não causará desconfortos. Cada organismo reage de uma forma e o médico especialista deverá ser consultado para potencializar e acompanhar os resultados desejados.

Publicidade

Veja também: Tipos de babosa: entenda as diferenças e os usos das principais espécies

E mais: Como usar babosa no cabelo para hidratar e fazer crescer

Leave a Reply

Sair da versão mobile