A babosa, ou aloe vera, é uma planta muito conhecida dos brasileiros. Seu efeito medicinal é amplamente utilizado e apreciado. Ela pode ser aplicada na pele, nos cabelos, pode fazer suco de babosa e também é possível fazer óleo de babosa caseiro. Veja o passo a passo e conheça os benefícios.
Como fazer óleo de babosa passo a passo
Essa receita é recomendada para utilizar nos cabelos. Só vai precisar de dois ingredientes.
1. Separe os ingredientes
Colha 2 folhas de babosa frescas e separe 200 mililitros de azeite de oliva extravirgem. Separe também um frasco de vidro escuro, igual ao que vem o azeite, pois ele preserva melhor o óleo.
2. Retire o gel das folhas
Lave as folhas, depois corte-as ao meio no sentido do comprimento e raspe todo o gel do seu interior. Coloque diretamente no frasco onde o óleo vai ficar armazenado.
3. Misture os ingredientes
Quando o gel já estiver dentro do frasco, coloque o azeite sobre ele. Ou também já pode ter o azeite no frasco e adicionar o gel. A ordem não altera o resultado nesse caso. Feche o frasco, chacoalhe muito bem para misturar e armazene em um local seco e ao abrigo da luz.
4. Espere o óleo maturar
O óleo deve ficar guardado durante 15 dias. Uma vez ao dia você deve pegar o frasco e chacoalhar para misturar.
Como usar?
Passados os 15 dias de maturação o seu óleo de babosa já vai estar pronto para usar. Então, você deve aplicar o óleo diretamente nos cabelos secos. Apenas separe por mechas e vá aplicando da raiz às pontas.
Quando passar no couro cabeludo, massageie em movimentos circulares com as pontas dos dedos, calmamente, por toda a cabeça.
Depois de alguns minutos massageando o couro cabeludo, com o óleo já aplicado em todo o comprimento dos fios, pode lavar. Passe duas mãos de xampu para remover todo o óleo, enxaguando bem, e sempre com água morna.
Por fim, aplique uma máscara hidratante, deixe agir pelo tempo recomendado e lave normalmente.
Benefícios do óleo de babosa
O óleo de babosa vai oferecer aos cabelos os benefícios da planta e também os benefícios do azeite de oliva. Então é uma mistura para acelerar o crescimento, regenerar e manter a saúde dos fios. Veja em detalhes.
1. Rica fonte de vitaminas antioxidantes
Esse azeite é o escolhido, pois ele fornece vitaminas A, D e K para os cabelos, o que faz dele um ótimo antioxidante para promover a saúde das células e estimular o crescimento saudável dos fios.
A babosa também é rica em vitaminas A, C, E e do complexo B. Então, esse efeito antioxidante é dobrado, o que é ótimo para manter as células saudáveis, em constante regeneração para que os cabelos cresçam mais rápido e mais fortes.
2. Promove a hidratação
O gel da babosa ajuda a segurar a água no cabelo, como uma camada protetora que é ainda mais intensa por conta do azeite de oliva, mesmo que você o retire bem. Assim, mantém os fios mais protegidos contra o ressecamento diário causado pelo sol.
3. Nutre os fios
Além dos dois ingredientes serem ricos em vitaminas, também são em minerais essenciais para a saúde. A babosa contém cálcio, zinco, magnésio e potássio. Sendo assim, a umectação semanal beneficia os cabelos agredidos pelos procedimentos químicos.
4. Acelera o crescimento do cabelo
Além de todos os efeitos positivos já mencionados, que estimulam o crescimento do cabelo porque nutrem e promovem a saúde das células, tem ainda outro benefício. O gel contém enzimas que limpam as impurezas que obstruem os poros e dificultam o crescimento dos fios.
Contraindicações e cuidados a ter
De modo geral, não há contraindicações para o uso dessa mistura, pois só leva dois ingredientes naturais e de composição simples. Entretanto, se tiver cabelo muito oleoso, opte por aplicar longe da raiz. Ou faça o teste com a aplicação recomendada e veja como fica o resultado.
O uso da umectação com óleo de babosa pode se repetir uma vez por semana. Não há necessidade de aplicar mais do que isso, pois é um óleo e pode deixar um excesso de resíduos após muitas aplicações.
Veja também:
- Tipos de babosa: entenda as diferenças e os usos das principais espécies
- Como usar babosa no cabelo para hidratar e fazer crescer
- Babosa é bom para estrias?
- Como fazer sabonete de babosa