Menu

Óculos para surdos legendam as conversas em tempo real

Os óculos foram criados por estudantes da Universidade de Stanford usando diferentes tecnologias.

Imagens: Reprodução Instagram @transcribeglass

Publicidade

A novidade vem direto da Califórnia, onde estudantes da Universidade de Stanford desenvolveram óculos para surdos que ajudam a pessoa a compreender conversas faladas em tempo real.

Para quem é completamente surdo ou parcialmente, mas não tem muita habilidade com a leitura labial, esses óculos inteligentes são uma ótima solução.

Basicamente, quando a pessoa está usando os óculos e conversando com outra pessoa em sua frente, os óculos transcrevem as palavras diante dos olhos da pessoa surda, permitindo que ela leia o que seu interlocutor está dizendo.

Veja também: Canetas inteligentes de insulina: tecnologia para diabéticos

A ideia dos óculos para surdos é dos estudantes Tom Pritsky e Madhav Lavakare, que batizaram a invenção de “TranscribeGlass” (óculos de transcrição).

Publicidade

E se você está imaginando que esses óculos podem ser um problema quando a pessoa está tendo uma conversa em público, perto de outras pessoas falando alto, os estudantes pensaram nisso também.

Os óculos são capazes de ignorar conversas próximas, captando apenas as palavras de quem realmente está envolvido na conversa, de frente para a pessoa surda. Enquanto ela fala, os óculos captam suas palavras e as transcrevem diante dos olhos da pessoa surda para que ela leia.

Madhav Lavakare pensou nessa solução inovadora quando ainda estava no Ensino Médio, em 2017, e viu um colega de classe surdo deixar os estudos porque o mundo à sua volta não era adaptado para a sua deficiência.

“Por que não existe algo que possa ajudar meu amigo a participar de conversar em um ambiente convencional?”, pensou Madhav, que resolveu agir ao invés de apenas questionar e reclamar.

Publicidade

Não é que não existam possibilidades tecnológicas para uma finalidade parecida, mas, nada acessível e prático como esses óculos para surdos.

Veja também: Google lança tecnologia que prevê doenças cardíacas

Então, Madhav contou sua ideia para Tom, outro amigo com deficiência, que que teve perda auditiva bilateral desde os três anos de idade.

Juntos, eles começaram a desenvolver os óculos para surdos com o apoio e suporte da Associação Nacional de Surdos da Índia e outras comunidades surdas.

Publicidade

O TranscribeGlass funciona combinando realidade aumentada e uma tecnologia de legendas ao vivo. O usuário consegue focar na pessoa com quem está conversando, ao mesmo tempo em que aparece uma telinha com legenda no cantinho da lente dos óculos.

A pessoa consegue mudar o tamanho da legenda, aumentar a separação entre as linhas escritas, entre outras funcionalidades.

E o melhor de tudo, a versão inicial já está disponível para compra por apenas 55 dólares, o que equivale a R$270 atualmente.

Publicidade

A ideia é que os óculos para surdos não sejam usados apenas por pessoas totalmente surdas. Eles podem ser úteis para quem perdeu parte da audição ou mesmo pessoas que ouvem bem, mas precisam conversar em ambientes com ruído muito alto.

Confira, no vídeo abaixo, uma demonstração de como a pessoa que está usando os óculos enxerga a legenda de quem está falando em sua frente.

Veja também: Nova terapia para tratar câncer de pele chega ao SUS

Publicidade
Sair da versão mobile