A obstrução intestinal pode acontecer por variados motivos e todos merecem atenção médica, pois sempre é preocupante. Quando se fala em obstrução, significa que existe alguma coisa em algum lugar no intestino impedindo a passagem das fezes para serem eliminadas. Quando isso acontece podem surgir sintomas sérios, além das consequências perigosas se o problema não for tratado.
Possíveis causas da obstrução intestinal
Quando existe uma obstrução intestinal e as fezes não podem ser eliminadas normalmente, elas ficam acumuladas dentro do intestino, causando os gases intestinais e as secreções digestivas. Com isso podem haver efeitos graves, como uma perfuração intestinal, infecção generalizada e até morte do tecido intestinal. Os problemas de saúde que podem causar uma obstrução são:
- Bridas intestinais, que são aderências de tecido nas paredes do intestino, mais comuns em pessoas que já passaram por cirurgia abdominal;
- Hérnias;
- Tumor intestinal, principalmente no intestino grosso;
- Diverticulite;
- Doenças inflamatórias do intestino, como a doença de Crohn;
- Torção do intestino;
- Paralisia dos movimentos intestinais, chamada de íleo paralítico, devido a alterações metabólicas, como falta de potássio no sangue;
- Isquemia do intestino;
- Endometriose intestinal;
- Acúmulo de vermes;
- Enterite pós-radiação no tratamento de câncer;
- Intoxicação por chumbo.
Quais os sintomas de obstrução intestinal?
Os sintomas podem variar de acordo com a causa. Mas, de modo geral, a pessoa pode sentir:
- Inchaço exagerado da barriga;
- Dor abdominal e cólica intensa;
- Diminuição do apetite;
- Náuseas e vômitos.
Também é interessante saber que vômitos e náuseas são mais comuns na obstrução do intestino delgado, enquanto o excesso de gases e a prisão de ventre são mais frequentes na obstrução do intestino grosso.
O que fazer para tratar?
Assim como os sintomas, o tratamento da obstrução intestinal depende do que está causando o problema, afinal, é preciso tratar a causa na raiz. Então, o primeiro passo é se consultar com o médico para fazer exames e ter o diagnóstico correto.
É muito importante alertar sobre a necessidade de ir ao médico antes de fazer algum tratamento caseiro, pois se uma pessoa estiver com o intestino preso e achar que tomar um laxante vai resolver poderá ter sintomas ainda piores e mais perigosos. Não se automedique!
Obstrução parcial com sintomas leves
Depois que o médico souber em que parte do intestino está a obstrução, e qual é a gravidade, ele irá prescrever o tratamento mais adequado.
Se for uma obstrução parcial, com sintomas mais leves, pode ser necessário fazer a administração de líquidos na veia para melhorar a hidratação e facilitar a passagem das fezes e líquidos.
Enquanto isso, o paciente deve ficar internado, de repouso, e talvez precise ficar em jejum até que a obstrução esteja resolvida, evitando mais acúmulo de fezes e gases.
Também pode ser colocada uma sonda desde o nariz até ao estômago para retirar o excesso de gases e líquidos, aliviando a pressão no intestino.
Obstrução completa com sintomas graves
No caso de uma obstrução grave, além dos cuidados anteriores, é preciso fazer cirurgia para tratar a causa e desobstruir o intestino, permitindo que as fezes consigam passar novamente, já que não é possível fazer isso naturalmente.
Veja também:
Artigo com informações de Tua Saúde