Objetos misteriosos que apareceram nas praias brasileiras
Crédito: Reprodução/Diogo Cavalcanti de Souza

Objetos misteriosos que apareceram nas praias brasileiras

As caixas e as bolas de lama deixaram os moradores intrigados

Publicidade

De vez em quando surgem notícias de objetos estranhos que aparecem nas praias pelo mundo. Muitas vezes, cargas de navios caem na água e chegam à praia. Mas, outras vezes, os objetos que aparecem são bem estranhos, deixando as pessoas impressionadas e assustadas. Veja alguns exemplos.

Bolas de lama

Crédito: Diogo Cavalcanti de Souza/Arquivo Pessoal

No início do ano, moradores de Peruíbe, litoral de São Paulo, ficaram assustados com a areia da praia que estava repleta de pequenas bolas de lama, parecidas com pedras. Elas estavam espalhadas por toda a faixa de areia, e muitos fizeram fotos para publicar nas redes sociais.

Logo, o mistério foi resolvido. Essas bolas são um fenômeno natural formado por lama negra que chegou à faixa de areia com a ressaca. O secretário da Prefeitura explicou o fenômeno:

“Em uma área a 80 metros da praia, mar adentro, existem bolsões de lama. Em ocasiões em que o mar fica bravo [revolto], como um efeito liquidificador, essa lama entra em suspensão, e às vezes encosta na praia como uma água preta/barrenta, ou em ‘pelotas’, que em contato com a areia solta da praia resulta nestas bolas”.

Publicidade

Caixas de borracha

Crédito: Reprodução

Às vezes, os objetos misteriosos que aparecem nas praias são perigosos, causando acidentes fatais, como aconteceu com a aparição de grandes caixas de borracha no litoral nordestino. Uma dessas caixas estava na areia de Santa Rita, em Extremoz, região metropolitana de Natal.

Em uma noite, um buggy andava pela orla e colidiu com uma dessas caixas de mais de 100 quilos. Duas mulheres que estavam no buggy foram lançadas para fora. Uma delas morreu na hora e a outra morreu no hospital por não resistir ao politraumatismo. O motorista sobreviveu, pois conseguiu se manter dentro do veículo.

Essas caixas já apareceram nas praias de Alagoas, Piauí e Paraíba desde 2018, e até hoje não se sabe ao certo de onde vêm. Especialistas sabem que são caixas feitas de polímero, um material sintético produzido a partir de derivados de petróleo.

As caixas são muito pesadas, no entanto, possuem uma densidade que as faz flutuar. São altamente inflamáveis e liberam uma fumaça que faz mal à saúde.

Publicidade

De acordo com as inscrições encontradas em uma das caixas, pesquisadores acreditam que que o material é de um navio alemão afundado em 1944 por tropas americanas próximo a Recife, durante a Segunda Guerra Mundial.

Os objetos provinham da Indochina Francesa, área que era uma colônia da França e foi dominada pelos japoneses, aliados de alemães e italianos, durante a 2ª Guerra. Essa hipótese surgiu após um derramamento de petróleo nas mesmas praias onde as caixas começaram a surgir. Apesar de tudo fazer sentido, ainda não há respostas conclusivas sobre essa teoria.

PODE GOSTAR TAMBÉM