Não são só os alimentos, cremes, remédios e perfumes que possuem validades. Esses são os que nós nunca esquecemos de olhar a data antes de utilizar ou consumir, mas existem alguns objetos que temos dentro de casa e que possuem data de validade e nós nem sabíamos.
Fizemos uma lista com esses objetos e a data de validade de cada um. Confira se você já sabia disso.
Objetos no quarto
Almofadas e travesseiros
Por incrível que pareça, as almofadas e os travesseiros possuem uma data de validade de 2 a 3 anos, pois depois desse tempo elas já acumulam muitos ácaros e podem se deformar, causando dores no pescoço.
Pantufas
Além de terem de ser lavadas com frequência, elas são ótimos ambientes para propagar fungos, por isso, a validade delas é de 6 meses.
Objetos no banheiro
Bucha de banho
Por estarem sempre úmidas, são propensas a acumular fungos, por isso, além de desinfetá-las, elas tem a validade de duas semanas. Se forem de tecido, devem ser lavadas com frequência, e então a validade passa a ser 6 meses.
Toalhas
Também ficam muito úmidas, e por isso podem ser colônias de fungos. Mesmo sendo lavadas regularmente, o prazo de validade delas é de 1 a 3 anos.
Escova de dentes
Devemos trocar sempre que ficamos resfriados, por exemplo, pois assim evitamos pegar o vírus ou bactéria que nos fez mal. Além disso, deve ser trocada a cada 3 meses.
Água oxigenada
Mesmo olhando a embalagem, costumamos nos esquecer que esse produto possui prazo de validade. Depois de aberta, ela dura somente 2 meses.
Objetos nas gavetas e armários
Pentes e escovas de cabelo
Além de fazer a higienização desses objetos pelo menos uma vez por semana, devemos trocá-los depois de 1 ano de uso.
Perfumes e águas de colônia
Normalmente na embalagem desses produtos vem o prazo de validade, mas vale lembrar que eles só duram por no máximo 2 anos, depois de abertos.
Objetos no quarto das crianças
Chupeta
Quando forem de látex, devem ser trocadas a cada 2 a 5 semanas, além de serem higienizadas frequentemente.
Cadeirinha para bebês
Com o tempo de uso, a espuma da cadeirinha não faz o mesmo efeito, e deixa de proteger a criança. O prazo de validade das cadeirinhas é de 6 a 10 anos.
No guarda-roupas
Sutiã
A validade é de 1 a 2 anos, mas assim que o elástico perder a força e ele começar a incomodar, deve ser jogado fora.
Tênis de corrida
O prazo de validade é de 1 ano, mas se você for um corredor muito ativo, após ultrapassar os 400 Km, deve trocá-los, pois ele começa a perder o amortecedor, podendo causar problemas na articulação.
Objetos na cozinha
Temperos
Depois de abertos, vão perdendo o cheiro e o sabor. A validade é de 1 a 3 anos, mas para aqueles que são moídos, 6 meses.
Farinha
Se ficar bem armazenada, ela pode durar de 6 meses a 1 ano.
Objetos na garagem e na lavanderia
Extintor de incêndio
Ele vem com o prazo de validade escrito nele, mas normalmente dura 15 anos, se não tiver caído no chão ou não apresentar partes amassadas ou furos.
Extensão de fios com tomadas
Cada extensão tem a sua capacidade, e se utilizarmos mais do que o tempo determinado, podemos causar algum acidente. Por isso não se esqueça, o prazo de validade delas é de 1 a 2 anos.
Produtos de limpeza
Normalmente duram até 3 meses, pois depois desse tempo eles começam a perder a eficiência.
Inseticidas e repelentes
A validade desses produtos é 2 anos, pois depois disso perdem suas propriedades e não funcionam mais.
Verifique sempre a embalagem dos produtos, para saber o prazo de validade, e não se esqueça das nossas dicas, para aproveitar melhor os produtos.