Fazer a limpeza diária da casa é fundamental, mas sabia que tem alguns objetos e partes da casa que devem ser também desinfetados? Algumas vezes, só a limpeza básica não traz a segurança necessária, para evitar o contágio por vírus, bactérias e outros agentes nocivos. Veja quais são e como fazer isso corretamente.
1. Frente de casa
Parece que às vezes as pessoas esquecem que limpar a frente de casa é tão importante quanto dentro dela. Isso porque, tanto o vento quanto a movimentação de pessoas podem trazer os germes de fora.
Como fazer
Não precisa jogar água com sabão todos os dias, deixe isso para a faxina. Basta passar um paninho com água e água sanitária que o problema está resolvido.
2. Maçanetas
Elas são o primeiro contato do exterior com sua casa, podendo estar contaminadas com todos os tipos de vírus e bactérias encontrados na rua. Por isso, é fundamental desinfetar pelo menos uma vez ao dia, ou mais.
Como fazer
Um simples borrifador com álcool 70° e um paninho para finalização resolvem o problema. Se preferir, pode fazer uma solução de água e água sanitária, secando em seguida.
3. Interruptores de luz
Também são uns dos primeiros a serem tocados, ao chegar em casa, mas só ganham atenção durante a faxina.
Como fazer
Não use misturas com base em água para limpar os interruptores, para evitar choques e curtos. Ao invés disso, passe o álcool isopropílico, que irá secar rapidamente sem causar danos.
4. Chaves, carteira e bolsa
Você tem o costume de ter um aparador na porta de casa, para colocar esses itens? Se não, é uma boa ideia colocar um. Assim, dá para descontaminar tudo assim que chegar, evitando propagar doenças.
Como fazer
Mantenha um borrifador com álcool 70° na entrada, junto ao aparador. Borrife na bolsa e, se necessário, seque com um papel toalha. Faça o mesmo com a carteira. Já as chaves, basta borrifar o produto.
5. Celulares e controles remotos
Mesmo que você não saia de casa, tem que limpar o celular. Ele costuma acumular muitos germes, mesmo que seja limpo de vez em quando. O mesmo vale para o controle remoto da TV, ar condicionado e afins.
Como fazer
Para todo equipamento eletrônico, o ideal é usar o álcool isopropílico, já que não danifica o produto. Além disso, evita choques e curtos que podem levar à inutilização do mesmo.
6. Teclado e notebook
Não tem jeito, o teclado do computador ou notebook acabam ficando muito sujos e até contaminados. Na realidade, ele pode juntar até 400 vezes mais germes que o vaso sanitário, se não for limpo constantemente.
Como fazer
Passe um pincel de cerdas médias entre os botões, com o teclado virado para a mesa. Depois, limpe tudo com álcool isopropílico e pronto.
7. Buchas e panos de prato
Parece não fazer sentido, pois esses são itens usados para limpeza. Mas infelizmente, eles podem acumular uma quantidade absurda de germes, devendo ser limpos frequentemente.
Como fazer
Os panos de prato devem ser trocados todos os dias. Já as buchas, devem ser limpas no micro-ondas, diariamente.
Siga essas dicas e sua família estará um pouco mais protegida de vírus e bactérias perniciosas, garantindo assim mais segurança a todos.