AVISO: Nunca coma esses alimentos se tomar esses medicamentos! Nem imagina as consequências!

Todos os medicamentos vêm com folheto de contraindicações na embalagem, mas às vezes esse folheto é ignorado. Todavia, você deveria ler toda a informação para não correr nenhum risco.

Publicidade

Nunca jogue fora o folheto, pois ele pode ser imprescindível em algumas situações. Se você tiver alguns dos efeitos secundários presentes no folheto, você saberá o que se está passando e, nesses casos, o melhor é informar o seu médico ou farmacêutico.

Nesse artigo, vamos partilhar todas as informações e cuidados que você deve ter na toma de alguns fármacos em simultâneo com determinados alimentos ou condimentos. Nem toda a informação está presente nos folhetos, por isso pegue em um papel e tome nota.

A má disposição pode vir da combinação de um medicamento com outro, mas também de certos alimentos com medicamentos. Se você estiver a par dos efeitos previstos, pode evitar correr riscos.

Confira aqui as combinações que você não deve fazer.

  1. Pílula + Antibiótico + Laranja: No caso da pílula, ela perde o efeito se você tomar ela com alguns antibióticos, anticoncepcionais e ainda com suco de laranja.
  1. Omeprazol + Açafrão-da-terra: Não tome esse fármaco ou outros fármacos do gênero, que são para reduzir a acidez gástrica, com açafrão-da-terra. Essa combinação pode levar a dores de estômago, inchaço, náuseas e problemas no esôfago.
  1. Fármacos que controlam a diabetes + Açafrão-da-terra: Essa combinação pode interferir na doença, levando à caída dos níveis de glicose no sangue.
  1. Antibióticos + Anticoncepcionais: O antibiótico vai reduzir o efeito do anticoncepcional, como é o caso da pílula.
  1. Ácido Acetilsalicílico + Chá de Camomila: Essa mistura provoca sangramentos, porque tanto a camomila como o ácido, têm anticoagulantes.
  1. Suco de Laranja + Fármaco para pressão alta: Você não vai conseguir reduzir a pressão na totalidade. O suco reduz o efeito do fármaco e diminui 49% da eficácia do medicamento para a pressão.
  1. Broncodilatadores + inibidores de apetite + Antiespasmódicos + (ou) descongestionantes nasais + (ou) antidepressivos: Se você combinar dois ou mais desses fármacos vai desestabilizar o seu sistema nervoso central, o batimento cardíaco vai aumentar e vai sentir um aperto abdominal (constipação do intestino). Além disso pode sentir a boca seca.
  1. Erva-de-são-joão + Medicamento: A erva-de-são-joão funciona como antidepressivo natural e combinado com outro medicamento vai retirar a ele o seu efeito.
  1. Açafrão-da-terra + Aspirina: Essa mistura pode provocar hemorragias.
  1. Antidepressivos + 5-HTP: A toma de antidepressivos mais 5-http, pode levar a efeitos graves como hiperatividade, mudança do estado mental ou alterações neuromusculares.
  1. Anti-inflamatório + Diurético +: O efeito produzido pelo diurético será completamente anulado por um eventual anti-inflamatório, caso ambos sejam todos em simultâneo.

Agora que você está informada, não corra riscos. Não abuse nas doses, não faça combinações perigosas e se lembre de guardar os folhetos informativos.

Publicidade

PODE GOSTAR TAMBÉM