O mundo tem uma perspectiva completamente diferente na visão das crianças. Elas enxergam tudo lá de baixo, como se o mundo dos adultos fosse gigante. Elas vivem o momento presente, e por isso observam detalhes que os adultos não prestam mais atenção porque têm outras preocupações.
Então, várias atitudes dos pais podem não parecer importantes para eles, mas vão ficar na memória dos filhos por toda a vida. Já parou para pensar sobre isso hoje? Veja alguns exemplos e passe a observar melhor a si mesmo diante do seu filho.
1. Surras, castigos e humilhações
Para acabar com a briga dos irmãos e ganhar silêncio em casa, você os mandou para o quarto de castigo e só os deixou sair de lá na hora do jantar. Para você, foi só mais um momento da vida que vai ser esquecido. Para seus filhos, uma memória de medo e falta de compreensão.
O mesmo vale para as chineladas, palmadas, cintadas, puxões de orelha, puxões pelo braço, palavrões direcionados aos filhos e humilhações em público, ainda que na frente de poucas pessoas, todas desconhecidas.
Infelizmente, a mente humana tem uma habilidade incrível de armazenar memórias negativas para desenvolver o instinto de autoproteção. Essas memórias podem criar no seu filho muitos problemas emocionais e a dificuldade em enxergar você como uma pessoa merecedora de gratidão e admiração.
Veja também: Como ter autoridade com os filhos sem partir para a agressividade
2. Momentos de preparo das refeições
Essa é uma lembrança que pode ser muito boa ou muito ruim. Os filhos criam uma memória afetiva muito forte da vida em família com base nos hábitos alimentares que tem em casa.
Se a comida preparada pelos pais for deliciosa, feita com amor e cuidado, a memória será igualmente de amor e cuidado.
Se as refeições forem ruins, sempre compradas prontas congeladas no supermercado, e não houver o momento de preparo em família, as memórias serão de negligência.
Preparar as refeições junto com seu filho, estimulando-o a provar novos sabores e texturas, e contando sobre o que você comia de bom quando era criança, é estreitar os laços entre vocês e criar memórias positivas de acolhimento por toda a vida.
3. Não cumprimento da palavra e maus exemplos
Se tem uma coisa que fere os sentimentos de qualquer pessoa, desde a infância, é a traição de uma pessoa que se ama.
Nunca prometa ao seu filho algo que você já sabe que não vai poder cumprir. Nunca diga a ele para ter determinado comportamento, e depois deixá-lo ver que você age exatamente como disse para não fazer.
Seja um bom exemplo ao invés de trair a confiança do seu filho, pois essa é uma marca que fica por toda a vida, principalmente se for frequente.
4. Atitudes de força, orgulho e coragem
Na visão dos filhos, os pais são super-heróis e heroínas. São os mais fortes, os mais sábios e corajosos.
Claro, você não precisa fingir que é tudo isso o tempo todo, mas seu filho vai registrar na memória os momentos em que você o incentivou a ter coragem, o carregou no colo, o protegeu de algum perigo, cuidou dele quando estava doente, o defendeu, demonstrou que sente orgulho de ser pai/mãe dele.
Essas são memórias poderosas, ainda que, com o passar dos anos, deixem de ser imagens claras na mente e se tornem apenas sentimentos.
5. Momentos de respeito, compreensão e aceitação
Não há exceção: todas as pessoas gostam de se sentir respeitadas, compreendidas e aceitas. Respeitar a natureza do seu filho, sua personalidade e suas escolhas, desde a infância, é uma das formas mais poderosas de fazê-lo lembrar de você positivamente.
Ouça sempre o que seu filho tem a dizer, não julgue o comportamento dele antes de saber o que o motivou a agir de tal forma, incentive-o a dar o melhor de si, guie seu filho deixando que ele caminhe com as próprias pernas.
Esses momentos de respeito, compreensão e aceitação são essenciais para a formação do caráter do seu filho, e mesmo que ele não vá lembrar de todos com clareza quando crescer, vai sempre saber que tem uma ligação muito forte com você.