Assim como outras partes do corpo, as unhas também podem dizer algumas coisas sobre a nossa saúde, sabia? Por exemplo, você sabe o que significam as linhas nas unhas?
Essas “linhas” de que vamos falar hoje são aquelas linhas verticais e rugosas, que deixam as unhas como um pequeno relevo, da base à ponta.
Você vai saber quais são os possíveis motivos desse tipo de alteração, mas, lembre-se que apenas um médico dermatologista pode confirmar. Então, se estiver preocupado, marque uma consulta e use esse artigo como base para ter noção do que pode ser e diminuir a sua preocupação.
Veja também: 10 sinais de doenças detectadas pelas unhas
O que significa as unhas riscadas?
As linhas nas unhas, do tipo verticais e rugosas, podem surgir principalmente por causa de uma deficiência nutricional.
Em alguns casos também pode ser por alguma lesão – tipo uma pancada – ou mesmo a falta de cuidado e hidratação frequente das mãos e das unhas.
Isso porque muita gente simplesmente não cuida das unhas como deveria porque acha que não é importante, mas é sim.
Mas então, se você está se perguntando por que as unhas ficam com estrias? O principal motivo é a falta de algum nutriente no organismo, na quantidade equilibrada. Vamos ver isso de forma mais específica a seguir:
Falta de zinco no organismo
Aqui está o primeiro possível motivo de linhas nas unhas por deficiência nutricional. O zinco é um nutriente bem importante que, se não estiver disponível na quantidade que o corpo precisa, começam a se manifestar sintomas como unhas fracas, queda de cabelo, infecções por causa do sistema imunológico enfraquecido, acne, perda de apetite, entre outros.
Alguns alimentos que ajudam a suprir a necessidade de zinco:
- Ostras e lagostas;
- Carnes (principalmente vermelha e fígado);
- Castanhas: nozes, castanha-do-Pará, amêndoas;
- Leguminosas: feijão, lentilha, amendoim, grão-de-bico, soja;
- Ovos;
- Laticínios;
- Aveia;
- Semente de abóbora;
- Chocolate meio amargo ou amargo.
Deficiência de vitamina B12
A vitamina B12 é outro nutriente que, quando está em déficit no corpo, pode manifestar sintomas como as linhas nas unhas, entre vários outros, tipo pele amarelada e ressecada, problemas de visão, formigamentos, mau humor, problemas intestinais e respiratórios.
Esse tipo de deficiência é mais comum em pessoas veganas que têm uma alimentação restrita e não tomam a suplementação necessária ou pessoas que sofrem com a má assimilação desse nutriente por conta de doenças intestinais.
Conheça alguns dos principais alimentos ricos em vitamina B12:
- Cogumelos;
- Levedura de cerveja;
- Leite;
- Ovos;
- Iogurtes;
- Moluscos e ostra;
- Carne: vermelha, aves e de peixe (salmão, atum e truta, por exemplo).
Falta de magnésio pode causar linhas nas unhas
Outro nutriente que não pode estar em baixa no organismo, ou as unhas vão sentir o efeito, é o magnésio.
Sua deficiência pode gerar problemas como anemia, ansiedade, aumento ou diminuição na pressão sanguínea, tremores musculares, além do endurecimento das artérias e calcificação das cartilagens.
Veja alguns alimentos que contêm magnésio:
- Algas;
- Peixes;
- Frutos do mar;
- Folhas verdes;
- Banana;
- Ameixa;
- Chocolate amargo;
- Oleaginosas;
- Leguminosas;
- Abacate;
- Batata;
- Abóbora.
Como tratar unhas rugosas?
Lembre-se que somente o médico pode confirmar se a deficiência nutricional é o motivo das suas linhas nas unhas, depois que você fizer os exames necessários.
Se for, o tratamento será uma melhoria na forma como você se alimenta, de modo que a sua alimentação passe a ser mais saudável e equilibrada.
Veja também: Depressão e fast-food: os melhores nutrientes para a felicidade