O aparelho está presente na maioria das casas e locais. Mas nem sempre se sabe o que pode colocar no micro-ondas. Usados para o aquecimento de alimentos e comidas, os micro-ondas evoluíram e, além de cozinhar comidas, eles se tornaram inteligentes.
Mas aí geram as dúvidas: o que pode colocar no micro-ondas? Metal não pode? Plástico pode? Isopor será que pode? E o papel?
Leia abaixo os prós e contas dos tipos de recipientes que pode ou não colocar no micro-ondas.
Como funciona o micro-ondas?
Micro-ondas foram criados com uma tecnologia originalmente projetada para sistemas de radares militares, essa tecnologia gera ondas de rádio de alta frequência muito curtas, em torno de 2,5 gigahertz.
E graças aos magnétons, essa frequência é ideal para ser absorvida pela água, gordura e moléculas de açúcar dentro de matérias orgânicas. Esta energia extra faz com que elas vibrem em velocidades muito altas, o que por sua vez gera o calor e prepara a comida.
Em outras palavras, os micro-ondas produzem aquecimento e esse aquecimento cozinha alimentos. Aquela história de que ele cozinha os alimentos de dentro para fora é mito.
Assim, por gerar calor, alguns recipientes não são indicados para o uso no micro-ondas.
O que não pode colocar no micro-ondas?
Todo mundo já fez essa pergunta um dia! Sempre gera aquela dúvida de: posso colocar ou não? Quem leva marmita para o trabalho deve ter atenção ao recipiente. E quem utiliza muito o eletrodoméstico deve ter cuidado com o tipo de alimento.
Metal
Metal e micro-ondas não combina! Nunca coloque um recipiente de metal, uma panela, uma folha de papel alumínio ou porcelana com detalhes de metal para aquecer no micro-ondas. Isso porque o metal reflete efetivamente a energia do micro-ondas, podem gerar, assim, um incêndio.
Vidro
Os vidros que se pode utilizar devem ser utensílios de vidros não-refratários. É bem comum você encontrar um que não seja, mas não se esqueça de conferir.
Potes antigos e vidros de conserva, por exemplo, não costumam ser uma boa ideia, já que podem quebrar ao serem expostos a altas temperaturas. Peças de cristais também não são indicadas, porque são muito frágeis. Copos de mesa também é melhor não colocar. Para esquentar bebidas ou líquidos utilize xícaras de louça.
Plástico
Colocar plástico no micro-ondas nem sempre é boa ideia. Além de danificar o recipiente, o plástico exposto a altas temperaturas libera substâncias cancerígenas, como o Bisfenol-A ou, simplesmente, BPA.
O BPA é um difenol, composto usado na produção de policarbonato, material presente na maioria dos plásticos rígidos e transparentes. Essa substância é proibida em países como Canadá, Dinamarca e Costa Rica, bem como em alguns Estados norte-americanos.
Quando consumido pelos homens pode provocar: baixa qualidade do esperma, infertilidade e incidência de câncer, principalmente de próstata.
Nas mulheres pode causar: infertilidade, endometriose, síndrome do ovário policístico e câncer de mama.
Outros problemas comuns do BPA em ambos os sexos: alteração dos hormônios da tireoide, alteração da liberação de insulina pelo pâncreas, aumento das células de gordura, inflamação e estresse oxidativo.
Para prevenir a contaminação dos alimentos por BPA é só não colocar utensílios, recipientes, vasilhas e outros que são feitos ou contém plástico no micro-ondas. Sempre leia as embalagens também, nelas há indicação se o plástico contém ou não o BPA.
Isopor
O isopor é outro que não deve ir ao micro-ondas, a não ser que tenha sido criado com esta finalidade. Existem alguns tipos de isopor que são fabricados para poderem ser aquecidos, mas antes, é preciso verificar a etiqueta ou embalagem do produto.
Quando o isopor não é próprio para o aparelho, ele pode derreter e liberar toxinas de estireno e benzeno. Estas substâncias são produtos químicos com propriedades carcinogênicas e neurotóxicas, elas também causam outros efeitos colaterais prejudiciais à saúde.
Silicone
Recipientes, formas e vasilhas de silicone podem e devem ir ao micro-ondas. O silicone é um material extremamente resistente, que aguenta temperaturas muito altas e muito baixas, além da sua grande durabilidade.
Alimentos
Existem alguns tipos de alimentos que não devem ir ao micro-ondas pelo risco de explodirem dentro do eletrodoméstico. São eles: água, ovos e algumas frutas e legumes. Isso porque, a água entra em ponto de ebulição muito rapidamente e o efeito disso, às vezes, é explodir.
Para evitar o perigo, é bom coloca-la dentro do recipiente com uma colher de madeira ou até mesmo um palitinho de dente. Já os alimentos que contém casca seguem a mesma regra: acontece um “efeito estufa” e eles tendem a explodir. Para prevenir, ou não use o micro-ondas, ou faça um furo na casca antes de aquecer.
O que pode colocar no micro-ondas?
Para não confundir o que pode colocar no micro-ondas, confira quais os materiais mais adequados:
- Vidros não-refratários (ideais para o cozimento);
- Vidros comuns (apenas para aquecimento);
- Porcelana e louça (apenas para aquecimento);
- Cerâmica vitrificada;
- Papeis absorventes (guardanapos, papel-toalha, etc.).
Lembre-se: os micro-ondas vieram para ser práticos e versáteis, mas todo cuidado é pouco. Leia embalagens, pesquise e use com consciência!